Começou nesta quarta-feira, em Santa Maria, o 2º Seminário Internacional de Defesa (Seminde). Antes mesmo da abertura oficial, que ocorreu às 18h30min, os salões do Centro de Eventos do Park Hotel Morotin já sediavam reuniões entre empresários e militares durante a 2ª Rodada de Negócios do Polo de Defesa, promovida pelo Sebrae. Além das palestras, que continuam durante a manhã e a tarde de quinta-feira, na sexta os participantes visitam unidades militares da cidade.
A rodada de negócios teve um número quase o dobro de participantes. Foram 70 empresas, incluindo micro e pequenos negócios, inscritos para oferecer seus serviços e produtos para oito âncoras, entre elas grandes empresas da área de defesa e segurança e unidades militares da Marinha, Aeronáutica e Exército. No total, ocorreram 128 reuniões. Como resultado, as perspectivas de negócios futuros são de R$ 2,7 milhões, maior do que o prospectado na primeira edição, que chegou a R$ 1,9 milhão.
Na quinta, a programação segue com painéis e debates. Inovação na área da defesa é o tema da manhã, que terá também a apresentação de parcerias consolidadas entre organizações militares, universidades e empresas. À tarde, o tema será transferência de tecnologia e experiências bem sucedidas com treinamento simulado nos Estados Unidos. O encerramento é com o general-de-exército Sergio Westphalen Etchegoyen, Chefe do Estado Maior do Exército Brasileiro.
A expectativa dos organizadores é promover o já consolidado Polo de Defesa local:
Nossas empresas foram reconhecidas pelo governo do Estado com o APL de Defesa e, com isso, vamos não apenas fortalecer o setor, mas também atrair investimentos na defesa para a cidade diz o diretor-executivo da Adesm, Diogo de Gregori.