Protesto

Sindicato de trabalhadores de alimentação protesta no Distrito Industrial de Santa Maria

Na manhã desta quarta-feira, a direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região (Sintical), organizou uma manifestação em frente à empresa Corrieri Massas e Biscoitos. A mobilização teve o apoio da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS) e sindicatos da região.

Cerca de 100 trabalhadores participaram da paralisação, que ocorreu das 6h às 8h, na Rua Pedro Cezar Saccol, no Distrito Industrial de Santa Maria, com faixas e banners dos sindicatos. O objetivo da manifestação era relatar e informar aos trabalhadores sobre as negociações do dissídio da categoria Alimentação Geral.

De acordo com o presidente do Sintical, Cleumar Godoy, as propostas da empresa não atendem às reivindicações dos trabalhadores. Além disso, o sindicato pretendia pressionar a direção da empresa, já que uma representante da direção da Corrieri participa da mesa de negociações do dissídio.

— As negociações do dissídio estão paradas. Tivemos duas negociações e a proposta foi a mesma. O objetivo é fazer a mobilização para avançar nas propostas do acordo do dissídio. Hoje, 100% dos trabalhadores da Corrieri aderiram à paralisação — afirmou o presidente.

A proposta da patronal, considerada indecente pelos trabalhadores, apresenta piso normativo de R$ 1 mil, valor inferior ao piso regional, que é de R$ 1.053,42. Diante dessa proposta, apresentada aos trabalhadores durante a paralisação, foi aprovado um indicativo de greve, caso os proprietários das empresas não enviem nova proposta nos próximos dias.

— Se os patrões não responderem, chamaremos assembleia para convocar estado de greve em todas as empresas da alimentação de Santa Maria — salienta Godoy.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Venda de passagens de ônibus cai 6% este ano na estação rodoviária de Santa Maria

Próximo

Deputado santiaguense diz ter exercido direito de manifestação

Economia