Os parlamentares da Câmara de Vereadores de Santa Maria terão que definir ainda neste ano os salários da classe política para a próxima legislatura, que começa em 1º de janeiro de 2017.
É de praxe que, no último ano de mandato, antes das eleições, os vereadores fixem os subsídios dos parlamentares que assumem as cadeiras do Legislativo no ano seguinte.Porém, é preciso decidir antes das eleições deste ano, que ocorrerá em 2 de outubro.
A tendência, contudo, é que os vereadores de Santa Maria o façam antes do recesso de julho, que se inicia no próximo dia 15. O presidente da Casa, Luiz Carlos Fort (PT), adianta que há um consenso entre os 21 políticos de que não haverá aumento do salário:
– É uma decisão unânime. Não há margem para aumentar.
Sendo assim, o valor pago por mês aos vereadores deve ficar em R$ 9.641,02 – o subsídio sofreu correção ainda em abril deste ano.
À época, a Câmara aprovou a revisão geral anual dos salários dos servidores públicos municipais e concedeu reajuste de 10,67% que beneficiou também os parlamentares. Antes da revisão, os vereadores ganhavam R$ 8.711,51.
Câmara aprova aumento de 10,67% para Legislativo e Executivo de Santa Maria
O percentual levou em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2015.