Atraso na entrega de uniformes na rede municipal leva escolas a improvisarem em Santa Maria

Atraso na entrega de uniformes na rede municipal leva escolas a improvisarem em Santa Maria

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Cinco meses após o início do ano letivo e em pleno inverno, a maioria dos alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria ainda não recebeu os kits de uniformes escolares de 2025. A demora força as direções das escolas a uma verdadeira "gambiarra" para atender às famílias, que cobram pelas peças essenciais. A Secretaria de Educação (SMEd) afirma que a distribuição será normalizada em 2025 mas ainda sem data exata.


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Enquanto a entrega oficial não acontece, a criatividade e a iniciativa das gestões escolares têm sido a solução temporária. Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) João Franciscatto, a diretora Lindomar Rodrigues Jovanovichs tomou a frente.

Vinicius Becker (Diário)

– As crianças que já estavam na escola usam as peças do ano passado, mas as que ingressaram este ano não têm. Vendo a dificuldade dos pais, principalmente agora com as chuvas, já que muitos não têm máquina de secar, eu fui até o almoxarifado da secretaria e consegui algumas peças extras, como calças e moletons – relata a diretora. A iniciativa, segundo ela, foi muito bem recebida pelos pais, que constantemente perguntam sobre a chegada dos novos uniformes.


O cenário se repete em outras instituições. Com mais de 500 alunos, o vice-diretor Nader Moreira na EMEF Diacono João Luiz Pozzobom, conta que recebeu apenas alguns kits de tamanhos grandes do estoque do ano passado e peças avulsas.

Vinicius Becker (Diário)

– Os pais nos cobram bastante, porque de um ano para o outro as crianças crescem e a roupa não serve mais. O que fazemos é remanejar as peças avulsas que recebemos para que os alunos novos tenham pelo menos um moletom ou uma camiseta – explica Moreira.


Na Escola Martinho Lutero, no Bairro Juscelino Kubitschek, a diretora Noelli Ferreira dos Santos ressalta o impacto para as comunidades mais vulneráveis.

Vinicius Becker (Diário)

– Para nós, que atendemos uma comunidade bem carente, o uniforme de inverno principalmente faz muita falta. A explicação que recebemos da secretaria foi que houve um atraso por problemas na licitação, que precisou de três tentativas para ser concluída – revela a diretora.


O que diz a Secretaria de Educação

Em nota oficial, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação (SMEd), informou que a lei prevê a entrega de um kit anual e que, para respeitar a vida útil de no mínimo um ano das peças distribuídas em 2024, trabalha em 2025 para "regular o fluxo de distribuição". O foco, segundo a pasta, é repassar uniformes para estudantes que tiveram alteração de tamanho e para os que ingressaram na rede este ano.


A secretaria afirma que, até 8 de julho, já distribuiu 38.850 peças e que outras 46.245, que estão em confecção, serão entregues entre julho e agosto, totalizando 85.095 peças em 2025. O investimento total para esses itens é de R$ 3.035.509,53, com recursos da gestão anterior e da atual.


A SMEd reforça que as solicitações devem ser feitas pela gestão de cada escola e que o atendimento depende do estoque disponível na Central de Distribuição.


Enquanto a situação não é regularizada, diretores e famílias seguem se adaptando, aguardando a chegada de um auxílio fundamental para enfrentar o inverno e garantir a identificação e a igualdade entre os alunos.


Nota: 


"A lei que prevê sobre insumos e uniformes para alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) diz que os alunos serão contemplados com um kit anual, sendo distribuídos no início do ano letivo. A distribuição das peças começou na segunda quinzena de março de 2024, encerrando os repasses às escolas da RME em setembro. No ano passado, cerca de 210 mil peças do uniforme da Rede Municipal foram distribuídas.

Assim, para respeitar a vida útil dos uniformes de, no mínimo, um ano, a Secretaria de Educação trabalha em 2025 para regular o fluxo de distribuição das peças. O foco é repassar peças do uniforme para os estudantes que tiveram alteração de tamanho e aos que ingressaram em 2025.

Até 8 de julho deste ano, foram distribuídas 38.850 peças de uniforme. Ainda serão distribuídas, entre julho e agosto, 46.245 peças que estão em confecção. No total, serão 85.095 peças entregues em 2025.

A solicitação de uniformes deve ser feita por meio da gestão escolar para a Secretaria de Educação. O atendimento às demandas depende do que há no estoque da Central de Distribuição, visto que está em organização o fluxo de compra e distribuição dos uniformes da RME.

A Secretaria de Educação (SMEd) soma 85.095 peças, entre itens adquiridos em 2024 em estoque e peças em processo de compra em 2025. Assim, o investimento é com recursos da gestão municipal anterior e da atual gestão. Para essas 85.095 peças, o investimento de é R$ 3.035.509,53."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFN lança três novos cursos de graduação para ingresso em 2026 Anterior

UFN lança três novos cursos de graduação para ingresso em 2026

Professores municipais de Santa Maria discutem nesta quinta-feira possibilidade de greve Próximo

Professores municipais de Santa Maria discutem nesta quinta-feira possibilidade de greve

Educação