Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)
Santa Maria deve ofertar cerca de 1,4 mil vagas gratuitas entre cursos técnicos e superiores a partir da instalação do campus sede do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no município. A criação da unidade foi formalizada com publicação no Diário Oficial da União de quinta-feira (29), que autoriza o funcionamento do campus em estrutura utilizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na BR-287, na saída para São Pedro do Sul. Embora o documento tenha sido divulgado, ainda não há data definida para a inauguração da unidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com a publicação no Diário Oficial da União, o Instituto Federal Farroupilha passa a dispor dos instrumentos legais necessários para avançar nas etapas administrativas e de planejamento. Segundo a reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer, a expectativa é de que a definição sobre o uso oficial da estrutura da Ulbra ocorra nos próximos dias, permitindo que o instituto passe a deter formalmente a utilização do espaço para fins acadêmicos.
– A nossa previsão é de que já tenhamos algumas atividades ainda nesse ano. Sejam cursos mais rápidos, subsequentes ou de formação. No momento em que tiver a sede, aceleraremos no IFFar essas questões todas – disse, sem especificar uma data para a inauguração do novo campus.
Ainda segundo Nídia, a partir de fevereiro, o IFFar deve iniciar o diálogo com a comunidade local para definir os eixos tecnológicos que irão orientar a oferta de cursos no novo campus. O processo prevê a realização de audiências públicas e consultas a diferentes segmentos da sociedade, como entidades empresariais, estudantes, instituições de ensino e organizações locais. A definição seguirá os critérios do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC), que organiza as formações por eixos como infraestrutura, meio ambiente, saúde, entre outros.
Investimentos
A Resolução CGPAG n°12/2026 inclui o novo campus entre as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e garante respaldo legal para o avanço das etapas administrativas, acadêmicas e orçamentárias do projeto. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 25 milhões em capital, além da atuação estimada de 70 professores e 45 técnicos administrativos.
A publicação também confirma um anúncio feito anteriormente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita a Santa Maria em 21 de agosto do ano passado, quando antecipou que o município passaria a integrar a rede de campi do Instituto Federal Farroupilha. Atualmente, o Instituto Federal Farroupilha possui 11 campi em funcionamento, localizados nos municípios de Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul, além do campus avançado de Uruguaiana.
Demanda antiga
Apesar de Santa Maria sediar a reitoria do IFFar, localizada na Alameda Santiago do Chile, desde 2009, até então o instituto não ofertava cursos regulares no município, concentrando suas atividades locais na área administrativa. Com a oficialização do campus, o IFFar passa a oferecer educação pública, gratuita e presencial na cidade. Para a reitora Nídia, a formalização representa um marco institucional e regional.
– É um dia muito feliz para nós termos essa formalização. A partir dela, passamos a contar com os instrumentos legais para efetivar os planejamentos que vinham sendo construídos. Reforço o compromisso do Instituto Federal Farroupilha com a cidade de Santa Maria e com as entidades locais, para que possamos, por meio do diálogo, definir as melhores ofertas de eixos tecnológicos e cursos para a região. A educação pública existe para promover o desenvolvimento da cidade e da região – afirmou.
Veja a linha histórica da implantação do novo campus:
- 2009 – Santa Maria passa a ser o município-sede da reitoria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), sem a implantação de cursos regulares no município
- 2019 – O IFFar elabora o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019–2026, projetando a expansão da instituição para 15 campi, entre eles o Campus Santa Maria, com planejamento oficializado junto ao Ministério da Educação (MEC)
- Segundo semestre de 2023 – O IFFar realiza a primeira reunião com o MEC para tratar especificamente da implantação do campus em Santa Maria, com a retomada da política nacional de expansão dos Institutos Federais
- Agosto de 2023 – Prefeitura de Santa Maria realiza uma série de audiências públicas para debater a instalação da sede no município
- Novembro de 2023 – Prefeitura de Santa Maria sanciona Lei que permite retorno da área utilizada pela Ulbra à União e a utilização do terreno para a instalação de um campus do Iffar
- Agosto de 2025 – Durante visita a Santa Maria, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirma a criação de um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no município
- Janeiro de 2026 – Publicação no Diário Oficial da União formaliza a instalação do campus do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria