Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)
Santa Maria passará a contar oficialmente com um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A instalação da unidade foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29) e prevê o funcionamento do campus sede em estrutura pertencente à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). na BR-287, na saída para São Pedro do Sul. A medida formaliza a criação do campus e o inclui entre as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), garantindo respaldo legal para o avanço do projeto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A confirmação formaliza um anúncio feito anteriormente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita a Santa Maria em 21 de agosto do ano passado, quando já havia antecipado que o município passaria a contar com um campus do Instituto Federal Farroupilha.
Apesar de ter a reitoria com sede em Santa Maria, o IFFar não tinha aulas e cursos na cidade, somente a parte administrativa. Agora, passará a oferecer cursos também em Santa Maria. O instituto federal tem 11 campi, nas cidades de Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e o campus avançado Uruguaiana.
Próximos passos
Com a publicação, o IFFar passa a ter os instrumentos legais necessários para avançar nas etapas administrativas e de planejamento. Segundo a reitoria, a expectativa é de que a definição sobre o uso oficial da estrutura da Ulbra ocorra nos próximos dias, permitindo que o instituto passe a deter formalmente a utilização do espaço para fins acadêmicos.
A partir de fevereiro, o instituto deve iniciar o diálogo com a comunidade para definir os eixos tecnológicos que irão orientar a oferta de cursos no novo campus. Esse processo prevê audiências públicas e consultas a diferentes segmentos da sociedade, como entidades empresariais, estudantes, instituições de ensino e organizações locais. A definição seguirá o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC), que organiza as formações por eixos, como infraestrutura, meio ambiente e saúde, entre outros.
Cursos
Somente após a definição dos eixos tecnológicos é que os cursos específicos serão escolhidos e submetidos à aprovação do Conselho Superior do IFFar. A reitoria também projeta que, ainda neste ano, possam ser ofertadas atividades iniciais, como cursos de formação continuada ou subsequentes, à medida que a estrutura do campus for oficialmente incorporada ao instituto.
A contratação de professores e técnicos administrativos ocorrerá em etapa posterior, após a definição dos cursos, por meio de concursos públicos, conforme a área de atuação exigida por cada eixo tecnológico.
Relevância
Para a reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer, a publicação no Diário Oficial representa um marco para a instituição e para o município.
– É um dia muito feliz para nós termos essa formalização. A partir dela, passamos a contar com os instrumentos legais para efetivar os planejamentos que vinham sendo construídos. Reforço o compromisso do Instituto Federal Farroupilha com a cidade de Santa Maria e com as entidades locais, para que possamos, por meio do diálogo, definir as melhores ofertas de eixos tecnológicos e cursos para a região. A educação pública existe para promover o desenvolvimento da cidade e da região, e esse é um dos objetivos dos institutos federais – afirmou.
Com a instalação do campus, Santa Maria passa a integrar oficialmente a rede de Institutos Federais, ampliando a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, tanto no ensino técnico quanto no superior, e reforçando o papel do município como polo educacional no Rio Grande do Sul.