Escola Marista Santa Marta terá Educação Infantil e Ensino Médio a partir de 2026

Escola Marista Santa Marta terá Educação Infantil e Ensino Médio a partir de 2026

Foto: Vinícius Becker (Diário)

A partir de 2026, as comunidades do Bairro Nova Santa Marta e da Região Oeste terão mais motivos para se orgulhar e se fortalecer. A Escola Marista Santa Marta anuncia a implantação de turmas da Educação Infantil (nível 2) e do 1º ano do Ensino Médio. Atualmente, a instituição conta com quase mil estudantes matriculados.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A ampliação seguirá nos anos de 2027, com a abertura das turmas de 2º ano do Ensino Médio, e em 2028, com as turmas de 3º ano. Com essa iniciativa, os estudantes do Ensino Fundamental poderão concluir toda a trajetória escolar na instituição, sem a necessidade de transferência para outras escolas.


O diretor da Escola Marista Santa Marta, irmão Diego Lunkes, explica que a iniciativa já vem sendo trabalhada há algum tempo, mas só agora obteve autorização para abrir as turmas nesses dois níveis de ensino.


– Já vinhamos ventilando essas turmas há bastante tempo, só que não tínhamos o número de bolsas suficientes, faltavam algumas questões burocráticas, faltava espaço. Agora, de fato, conseguimos concretizar a proposta. Com isso, teremos essa ampliação a partir do próximo ano – explica o diretor.


Demanda

Segundo Lunkes, a iniciativa vai beneficiar uma região com mais de 30 mil habitantes – somente no Bairro Nova Santa Marta, são cerca de 12 mil moradores. Mesmo com as instituições de ensino públicas existentes na área, a demanda por vagas na Educação Básica ainda é grande.


– Fizemos uma pesquisa com famílias de alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, e tivemos 100% de adesão. Isso demonstra que os jovens gostariam de ficar aqui conosco, na escola marista. São dois fatores que se destacam: a qualidade do ensino e o fato de não precisar ir até o centro da cidade para estudar. Esse deslocamento faz diferença, principalmente no Ensino Médio. Com turmas no próprio bairro, facilita. E essa questão da locomoção era um ponto que contribuía para a evasão escolar nessa etapa da educação – destaca Lunkes.


Foto: Vinícius Becker (DIário)


Edital

As bolsas são concedidas pela Sociedade Meridional de Educação (Some), mantenedora da Escola Marista Santa Marta. Os alunos recebem bolsa integral, desde que atendam o requisito de ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (piso nacional vigente).


Para 2026, serão ofertadas duas novas turmas de Educação Infantil – uma no turno da manhã e outra à tarde – destinadas a crianças que completam 4 anos até 31 de março de 2026. Neste caso, são mais de 100 vagas disponíveis. Para o 1º ano do Ensino Médio, também terá duas novas turmas, com 40 vagas cada, ambas no período da manhã.


O agendamento prévio para atendimento para os novos alunos poderá ser feito até o dia 29 deste mês (confira as orientações no quadro). Após, é feita a inscrição do aluno, por meio da entrega da documentação exigida no edital, que está disponível no site e nas redes sociais da escola.


Entre os meses de setembro e novembro, é realizada a análise da documentação e do perfil socioeconômico do candidato e da família.


– Por ser uma instituição filantrópica, e como há critérios para a concessão de bolsas, o ingresso ocorre por meio de uma espécie de processo seletivo, com análise da documentação e da condição familiar do candidato – explica irmão Diego Lunkes.


Como participar

Confira as etapas e o calendário para ingresso de novos alunos:

  • Até 29 de agosto – Agendamento prévio de atendimento. O responsável legal do candidato deverá entrar em contato com a escola pelo telefone (55) 3211-5226 ou 3211-5201, para efetuar o agendamento de atendimento
  • 1º a 10 de setembro – Entrega dos documentos para efetivar a inscrição, conforme agendamento prévio
  • 11 de setembro a 28 de novembro – Análise da documentação e do perfil socioeconômico, realizada pela equipe de Serviço Social. Nesta etapa, poderá ser feita consulta em bancos públicos de dados, assim como solicitado esclarecimento, entrevista com o Serviço Social, complementação de documentos e visita domiciliar
  • 1º de dezembro – Validação da concessão
  • 2 de dezembro – Revisão das análises sociais. Caso necessário, será feita a complementação das informações dos candidatos pelo Serviço Social a partir de uma revisão das candidaturas
  • 3 a 4 de dezembro – Validação final da concessão
  • 15 a 16 de dezembro – Divulgação do resultado
  • 5 a 9 de janeiro de 2026 – Matrícula e concessão da bolsa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rosário do Sul terá campus federal, anuncia ministro da Educação

Campus Iffar Santa Maria deve entrar na pauta durante passagem do ministro da Educação pela cidade na quinta-feira Próximo

Campus Iffar Santa Maria deve entrar na pauta durante passagem do ministro da Educação pela cidade na quinta-feira

Educação