IFFar está com inscrições abertas para ingresso em cursos de graduação

IFFar está com inscrições abertas para ingresso em cursos de graduação

Foto: Divulgação, IFFar

O Instituto Federal Farroupilha oferece 1.750 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2026. As formações são presenciais e ocorrem em 10 cidades do Rio Grande do Sul. Para participar da seleção, é necessário ter realizado alguma prova do Enem desde 2009 ou da edição de 2025.
Os cursos de graduação do IFFar são 100% gratuitos e oferecidos nas cidades de Alegrete, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As graduações são cursos de bacharelado, licenciatura (formação de professores) ou de tecnologia oferecidos a quem já terminou o Ensino Médio.
As inscrições para a seleção são gratuitas e vão até 5 de janeiro de 2026. Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009, incluindo a deste ano.
No processo de inscrição, o candidato que já participou de mais de uma edição do Enem pode escolher qual nota vai utilizar. Caso o estudante também esteja inscrito na prova deste ano e obtenha uma nota mais alta do que nas anteriores, pode alterar sua inscrição por meio de recurso após a divulgação do resultado do Enem, prevista para 16 de janeiro de 2026.
Os candidatos que nunca realizaram o Enem e vão participar da prova neste ano, devem simplesmente escolher a opção 2025 no ato de inscrição. As informações completas estão no Edital nº 456/2025, que rege o processo seletivo.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo 2026 dos cursos de graduação do IFFar são gratuitas e devem ser realizadas até 5 de janeiro de 2026 pela internet, por meio deste link.
Elas são realizadas em duas etapas: primeiro, o candidato se inscreve no sistema de inscrições do IFFar e, depois, no processo seletivo dos cursos de graduação.

Reserva de vagas

Das 1.750 vagas oferecidas no processo seletivo, 60% são reservadas para estudantes de escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência sem vínculo com escola pública. As vagas restantes (35%) são destinadas a ampla concorrência. Dentro desta reserva há ainda cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Vagas na região

Campus Júlio de Castilhos

  • Administração (noturno, 35 vagas)
  • Agronomia (integral, 40)
  • Ciências Biológicas (licenciatura, noturno, 30)
  • Matemática (licenciatura, noturno, 35)
  • Tecnologia em Gestão do Agronegócio (35 vagas)

Campus São Vicente do Sul

  • Administração (noturno, 40)
  • Agronomia (integral/diurno, 40)
  • Ciências Biológicas (licenciatura, noturno, 35)
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno, 35)
  • Tecnologia em Gestão Pública (noturno, 35 vagas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudantes do Colégio Tiradentes de Santa Maria fazem vaquinha para representar o Brasil em competição internacional de matemática na Tailândia Anterior

Estudantes do Colégio Tiradentes de Santa Maria fazem vaquinha para representar o Brasil em competição internacional de matemática na Tailândia

Com novos cursos, UFN aplica provas do Vestibular de Verão Próximo

Com novos cursos, UFN aplica provas do Vestibular de Verão

Educação