
Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizaram o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. O exame avalia os cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) de todo o país. O exame é obrigatório e voltado para avaliar o desempenho dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas ao longo da formação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Este ano, deverão fazer a prova os estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas com 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e que não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.
No caso dos concluintes de cursos superiores de tecnologia, deverão fazer o Enade os estudantes que tenham previsão de integralização de 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2025.
O edital traz ainda cronograma das etapas da avaliação prática das licenciaturas, com a previsão de dois períodos, um durante o segundo semestre de 2025 e outro para 2026 – o cronograma será divulgado posteriormente.
Cursos que serão avaliados
Licenciatura
- Artes Visuais
- Ciências Biológicas
- Ciências Sociais
- Computação
- Educação física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês)
- Matemática
- Música
- Pedagogia
- Química
Bacharelado
- Administração
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
- Design
- Direito
- Jornalismo
- Medicina
- Psicologia
- Publicidade e Propaganda
- Relações Internacionais
Tecnologia
- Design Gráfico
- Gestão Comercial
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Gestão Pública
- Logística
- Marketing
- Processos Gerenciais
Datas das provas
- 19 de outubro – Cursos de medicina
- 26 de outubro – Para os cursos de licenciatura
- 23 de novembro – Cursos de bacharelado e superiores de tecnologia