Em etapa da revitalização, fachada da Gare da Viação Férrea começa a ser pintada

Em etapa da revitalização, fachada da Gare da Viação Férrea começa a ser pintada

Foto: Marcelo Oliveira (PMSM)

A obra de revitalização da Gare da Viação Férrea, que iniciou no dia 20 de dezembro de 2023, entrou na fase de pintura externa. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura de Santa Maria, a fachada do sobrado recebeu novas cores, em tom avermelhado, que também foi aplicado nos fundos dos pavilhões 1 e 3, que já estão em fase de acabamento.



Além da alvenaria, as mais de 70 esquadrias restauradas, entre portas e janelas, estão sendo pintadas de branco. A empresa responsável é a Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo e o custo total da obra é orçada em R$ 5,5 milhões.


De acordo com a arquiteta Franciele Bombana, os trabalhos realizados recentemente englobam o lixamento dos assoalhos e o polimento do piso em granitina do sobrado. Em uma das salas do pavilhão 3, houve a recomposição do piso em parquet. Ela também afirmou que após a finalização dos pavilhões 1 e 3, o trabalho avançará para o 2 e 4.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Ainda segundo Franciele, a empresa aguarda a chegada de madeiras para concluir a cobertura da plataforma de passageiros. Onde o serviço foi realizado, fiações elétricas e tubulações já estão finalizadas. No conhecido Largo da Gare, estão previstas instalações de bancos, floreiras e lixeiras.


Situação da parte interna

A parte interna da Gare também está sendo pintada. Para tentar descobrir como o local era ao longo dos anos, o restaurador Társis Gradaschi, do município de Canoas, realizou uma avaliação da pintura. O trabalho consistiu na extração detalhada da camada exposta das paredes a fim de identificar a primeira pintura até a mais recente. Este serviço é chamado de janela de prospecção.


Para a extração, foram utilizados equipamentos como bisturi com diferentes formatos de lâminas, microscópico digital, espátula, lanterna, escova e pincel. A averiguação foi realizada em quatro locais da Gare e, em um deles, em escala maior, levou mais de quatro horas para ser finalizada. 


A conclusão, de acordo com a prefeitura, é que a primeira cor utilizada era em tom alaranjado. A degradação resultante da umidade fez com que a tinta perdesse pigmentação, ficando amarelada em alguns pontos. Outras cores encontradas são verde, cinza claro e cinza escuro.


*Com informações da prefeitura de Santa Maria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

20 pessoas em situação de rua que estavam em abrigo temporário por causa das chuvas em Santa Maria são transferidas para casa de passagem Anterior

20 pessoas em situação de rua que estavam em abrigo temporário por causa das chuvas em Santa Maria são transferidas para casa de passagem

9º Fórum LeadUp vai discutir maneiras de se destacar no mercado de trabalho Próximo

9º Fórum LeadUp vai discutir maneiras de se destacar no mercado de trabalho

Geral