Em visita a Santa Maria, comandante do Exército acompanha obras de ponte móvel na RSC-287

O comandante do Exército, general Tomás Paiva cumpre agenda no Rio Grande do SulFoto: Beto Albert (Diário)

Cumprindo agenda no Rio Grande do Sul, o comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, esteve em Santa Maria nesta terça-feira (21). Ele acompanha a atuação das tropas na instalação de passadeiras, desobstrução e limpeza de vias, além da montagem de uma ponte móvel na RSC-287, entre Santa Maria e Quarta Colônia.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Comitiva

Por volta das 15h, o helicóptero de general Tomás pousou na Base Aérea de Santa Maria. No local, o militar foi recebido pelo prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom e outras autoridades. Em conversa com os presentes, o General Tomás afirmou que 12 mil militares estão dispostos em diferentes regiões do Estado, participando inclusive de ações da Operação Taquari 2. 

No município, a comitiva seguiu até um trecho da RSC-287, próximo à ponte sobre o Arroio Grande, que desabou em 30 de abril. Na manhã desta terça-feira, o Exército começou a atuar na montagem de uma ponte móvel, que permitirá o trânsito de veículos no sentido Santa Maria - Quarta Colônia. Na ocasião, general Tomás destacou a importância dessas e outras ações:

É uma resposta na proporção do que aconteceu com o povo gaúcho. Nesse momento, o coração do Exército e do Brasil estão batendo aqui no Rio Grande do Sul. Então, nada melhor do que unir todas as forças: nossos militares do Exército, da Marinha, Força Aérea, as forças policiais, Brigada Militar, Polícia Civil. Está todo mundo junto com a Defesa Civil e os voluntários. Isso é muito importante para que nós mitiguemos o sofrimento da população. 

O momento também foi de diálogo com o comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires do Nascimento, que fez parte da comitiva. Após a visita, o general Tomás retornou para a Base Aérea, dando continuidade a agenda em Porto Alegre. 

Ponte sobre o Arroio Grande desabou no dia 30 de abril

Ponte móvel 

Atualmente, 51 militares atuam na construção da ponte móvel sobre Arroio Grande. Em entrevista ao Diário, o comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente-Coronel Gustavo Humberto Costa, explicou como funciona a obra: 

A montagem é modular. Vamos montando a estrutura em módulos na Base Aérea, como se fosse um lego e trazendo para cá. A partir de amanhã (quarta), vamos fazer a parte mais crítica, que é o nivelamento. Ou seja, quando a estrutura é lançada para o outro lado e precisa cair bem plana, de modo que quando passar uma viatura, ela não balance. Depois que fizermos o alinhamento, será mais tranquilo. A previsão é de que encerramos o trabalho no domingo. 

51 militares trabalham na construção da ponte móvel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde deve liberar R$ 57 milhões para o Hospital Universitário de Santa Maria Anterior

Ministério da Saúde deve liberar R$ 57 milhões para o Hospital Universitário de Santa Maria

Dnit libera trânsito no desvio na BR-287, no trecho entre Santa Maria e São Vicente do Sul Próximo

Dnit libera trânsito no desvio na BR-287, no trecho entre Santa Maria e São Vicente do Sul

Geral