Força Aérea Brasileira faz treinamento de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento no Rio Grande do Sul

Força Aérea Brasileira faz treinamento de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Até o dia 18 de abril, a Base Aérea de Santa Maria (BASM) está coordenando a 5ª edição do Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). A iniciativa tem como objetivo treinar as equipagens dos Esquadrões Aéreos responsáveis pelas Ações de Força Aérea de Reconhecimento Aeroespacial, Controle Aéreo Avançado, Interferência Eletrônica e Ataque.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Aproximadamente 180 militares e várias aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão envolvidos no treino. Entre elas estão: A-1, R-99, P-3AM, P-95 Bandeirulha, C-98 Caravan e a Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) RQ-900. Além das aeronaves, estão sendo utilizados meios de defesa antiaérea, como o míssil IGLA-S e blindados M-113 e Gepard, fornecidos pelo Exército Brasileiro (EB).
O Comandante da BASM e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Daniel Lames de Araujo, destacou a importância do treinamento, que visa identificar tanto as potencialidades quanto as limitações dos recursos humanos e operacionais, com o objetivo de aprimorá-los e desenvolver estratégias para lidar com diversas situações em termos de inteligência, vigilância e reconhecimento.

No total, 13 Unidades Operacionais estão envolvidas, incluindo Esquadrões das Aviações de Caça, Reconhecimento e Patrulha, Baterias do 1º e 2° Grupos de Defesa Antiaérea, e equipes do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle. O EB contribui com meios do 29º Batalhão de Infantaria Blindado e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada.

A escolha de Santa Maria como local para a realização do Exercício Operacional IVR é devido à grande capacidade das Organizações Militares sediadas de analisar imagens e vídeos, produzir relatórios de missão de reconhecimento e relatórios de vigilância. Este treinamento intensifica a interoperabilidade que envolve militares do Exército e da FAB, cada um aplicando suas metodologias operacionais em prol da Inteligência.

O desafio é grande, pois a coleta e análise de imagens, além do monitoramento de áreas de interesse, são atividades que demandam alta precisão. Entretanto, a realização destes exercícios é crucial para detectar ameaças e garantir a proteção e integração do território nacional.

*com informações da Força Aérea Brasileira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Ministra diz que imóveis da União para moradias terão parceria do setor privado Anterior

Ministra diz que imóveis da União para moradias terão parceria do setor privado

Trânsito no Viaduto da Uglione sofrerá bloqueios na quinta-feira e no sábado e outras 5 notícias Próximo

Trânsito no Viaduto da Uglione sofrerá bloqueios na quinta-feira e no sábado e outras 5 notícias

Geral