Adriane Perin é a primeira mulher a assumir a presidência da Famurs; posse foi na manhã desta quarta-feira

Adriane Perin é a primeira mulher a assumir a presidência da Famurs; posse foi na manhã desta quarta-feira

Foto: Guilherme Pedrotti (Famurs)

43º Congresso de Municípios do RS, que está sendo realizado em Erechim, foi palco de um momento histórico. Pela primeira vez, uma mulher assume a presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Adriane Perin de Oliveira, prefeita de Nonoai, tomou posse na manhã desta quarta-feira (7). Ela ficará no comando do Conselho de Administração da Famurs durante o anuênio 2025/2026. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​Em seu primeiro discurso já empossada, Adriane afirmou que o serviço público é uma missão cujo objetivo é transformar a vida das pessoas que confiaram em todos os gestores com o voto. Ela declarou que aceitou o desafio de presidir a Famurs, pois acredita no municipalismo e no poder que a entidade tem de transformar a vida das pessoas. 

– Vou buscar a convergência e avançar com unidade. Nossa gestão terá posições firmes e claras, mas quando não tiver convergência, vamos trabalhar para haja respeito – destacou Adriane durante seu discurso. 

Ela destacou, ainda, que irá atuar para fortalecer a parceria entre Famurs e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) na pauta da Reforma Tributária, para trabalhar num maior equilíbrio fiscal e aumento da participação dos municípios, lembrando que isso é vital para a saúde financeira das administrações municipais. 

Lembrou, também, que é momento de priorizar a resolução dos problemas que o Estado enfrenta, como as cheias e a estiagem, incentivando a criação de políticas públicas e medidas contundentes que melhorem a resiliência climática do RS. Em sua fala, Adriane também destacou que é preciso ter coragem para enfrentar esses desafios com sabedoria e inteligência, usando as novas ferramentas que o processo exige, e que o trabalho conjunto será fundamental para garantir avanços. 


Foto: Guilherme Pedrotti (Famurs)


Despedida de Marcelo Arruda

Ao agradecer as autoridades, em seu último discurso como presidente da Famurs, Marcelo Arruda relembrou ações e pautas trabalhadas em conjunto. Aos deputados estaduais, salientou que ainda existe o compromisso de concluir os acessos asfálticos. Já ao se referir ao representante do governo federal e aos deputados federais, agradeceu o apoio com as pautas da reconstrução do Rio Grande do Sul. Ainda, destacou que o bom relacionamento com o Tribunal de Contas é fundamental para as gestões, por isso, estimulou que os prefeitos busquem orientações prévias. 

Ao se despedir, Arruda fez uma breve retrospectiva da Gestão 2024/2025. Depois de uma posse em meio às enchentes, agradeceu os prefeitos que ajudaram a construir soluções no momento mais desafiador da história do Rio Grande do Sul. 

– Com compreensão e diálogo conseguimos vencer os estados de emergência e calamidade. E ainda conseguimos avançar importantes pautas – afirmou.  

Para finalizar, destacou que o apoio da nova gestão aos agricultores vai ser fundamental, pois a economia do Rio Grande do Sul depende da continuidade dos produtores no campo. 

Manifestações 

Por vídeo, o governador Eduardo Leite (PSDB) – que não pode estar presente por conta das condições climáticas não permitirem o voo – parabenizou Marcelo Arruda pela gestão e principalmente pelo comprometimento com as pautas municipalistas. Leite desejou sucesso à nova presidente, Adriane, na condução da nova administração da Famurs.

O presidente Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, lembrou o Acordo de Cooperação Técnica que consta que todos os prefeitos têm a premissa de procurarem o TCE e serem atendidos em suas demandas. Também detalhou sobre o programa de interiorização que o tribunal está promovendo para aproximar o órgão dos prefeitos e das prefeitas gaúchas, com reuniões realizadas mensalmente em municípios do interior do estado. Finalizou parabenizando o ex-presidente Marcelo Arruda e desejou sucesso a nova gestão.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), o vice-presidente, deputado estadual Vilmar Zanchin, afirmou que os prefeitos e prefeitas do Estado são conhecidos por serem respeitados, por suas seriedades e pelos grandes trabalhos realizados nas cidades. E como ex-presidente da Famurs, lembrou que mesmo com o passar dos anos, as pautas vão se repetindo, sendo uma delas a regulamentação da Reforma Tributária, que impactará diretamente os municípios. Ele reforçou que os gestores devem estar atentos a este tema e os desdobramentos que ele terá.  

Representando o governo federal, o secretário de Apoio a Reconstrução do RS, Maneco Hassen, parabenizou o ex-presidente Arruda por enfrentar com resiliência e coragem mesmo em meio às enchentes e dificuldades que o Estado passou ao longo de seu mandato. Hassen afirmou que participou do processo de transição da presidência da Casa, em conversas junto a presidente Adriane e com o ex-presidente Salmo Dias de Oliveira. Declarou que tem a certeza que a nova presidente irá conduzir a entidade com muita responsabilidade e fará um grande mandato.  

Conselho de Administração

Na oportunidade também foram empossados os vice-presidentes que irão compor o Conselho de Administração para a Gestão 2025/2026. A nova presidência da Famurs fica composta da seguinte forma:

Foto: Guilherme Pedrotti (Famurs)

Presidente

  • Adriane Perin de Oliveira (Progressistas) / Nonoai - AMNG 

Vice-presidentes

  • Geverson Zimmermann (PSDB) / Estação
  • Jonas Fernando Hauschild (PDT) / Tucunduva
  • Luis Henrique Vedovato (MDB) / Imbé
  • Luiz Fernando Mainardi (PT) / Bagé 
  • Márcia Raquel Rodrigues Presotto (UNIÃO BRASIL) / Novo Barreiro
  • Tiago Manoel Ferreira Michelon (PL) / Vespasiano Corrêa
  • Volmar Telles do Amaral (PP) / Saldanha Marinho

Conselho Fiscal 

Também foram empossados, na presente solenidade, os prefeitos que irão compor o Conselho Fiscal da Famurs para o biênio 2025/2027, que ficou definido pela seguinte forma:

  • Carine Isabel Schwingel / Estrela / Presidente
  • Vannei Mafissoni / Marcelino Ramos / 1º titular
  • Arlei Luís Tomazoni / Três Passos / 2º titular
  • Michael Kuhn / Selbach /  1º suplente
  • Adilson Adam Balestrin / Seberi / 2º suplente
  • Gilberto Domingos Menin / Porto Xavier / 3º suplente


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa Civil emite alerta de tempestade para Santa Maria; veja como pedir ajuda Anterior

Defesa Civil emite alerta de tempestade para Santa Maria; veja como pedir ajuda

À espera da fumaça branca: Igreja Católica começa processo para eleger novo papa; entenda as etapas Próximo

À espera da fumaça branca: Igreja Católica começa processo para eleger novo papa; entenda as etapas

Geral