Analistas acreditam numa relação mais estreita entre Brasil e Portugal a partir de janeiro de 2023

Michele

Analistas acreditam numa relação mais estreita entre Brasil e Portugal a partir de janeiro de 2023

Entre os assuntos em destaque em Portugal, seguem as avaliações de analistas sobre a vitória de Lula nas eleições presidenciais do Brasil. Eles dizem que as relações luso-brasileiras devem melhorar com a vitória de um presidente de esquerda. Salientam ainda que durante a administração de Bolsonaro, as “conversas” entre Brasil e Portugal ficaram estagnadas; o presidente Marcelo Rebelo de Sousa salientou que as relações não foram cortadas, mas que não evoluíram, por isso ele está à espera que agora, com a troca de governo, isso deve avançar. Os analistas políticos e econômicos que tem se manifestado sobre o resultado das eleições no Brasil destacam que há vários assuntos de interesse mútuo. Um deles, o crescimento do número de brasileiros vivendo em Portugal.

Segundo os últimos dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), são mais de 250 mil, isso desconsiderando obviamente os ilegais e ainda as pessoas com dupla cidadania (brasileiros que têm passaporte europeu). Na área comercial, Portugal exporta para o Brasil principalmente vinho e azeite; e importa soja, milho, minerais e óleos brutos do petróleo. E um ponto em destaque também é a importância dos brasileiros para o turismo. A taxa de “dormidas” (turistas que posam em Portugal) aumentou 645% este ano em relação a 2021.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, disse hoje que as cimeiras bilaterais podem voltar em 2023, que são conferências e seminários para debater temas das mais variadas áreas. Ele citou, por exemplo, a questão da floresta amazônica, que é um tema de interesse mundial.

O vai e vem de brasileiros

E como todo processo eleitoral, tem quem goste e quem não goste do resultado. Já ouvi nas ruas comentários de brasileiros que, satisfeitos com o resultado, disseram que agora podem pensar em retornar ao Brasil.

Do outro lado da balança, foi notícia aqui o aumento da procura das agências de imigração por parte de brasileiros que têm interesse em deixar o Brasil. Lucas Lima, especialista em Mobilidade Internacional da Aquila Global Group, numa entrevista para a imprensa, disse que o número médio de e-mails, mensagens e ligações é de 100 por dia. O que aumentou para mil, depois do primeiro turno e a 1.500 por dia depois do resultado final da eleição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Casa de Saúde assina convênio com o Estado para aquisição de tomógrafo Anterior

Hospital Casa de Saúde assina convênio com o Estado para aquisição de tomógrafo

“Ou escrevo, ou faço terapia!” Próximo

“Ou escrevo, ou faço terapia!”

Geral