Foto: Vinicius Becker (Diário)
A empresa Conesul, responsável pela coleta de lixo em Santa Maria, relatou um aumento considerável no número de chamados para o recolhimento de resíduos espalhados ao redor de contêineres nas últimas semanas. Em resposta, uma nova rota de limpeza preventiva foi criada para percorrer os pontos mais críticos nas primeiras horas da manhã.
📲 Fale com a CDN e mande sua pauta
Após questionamento do Diário sobre o aumento aparente de lixos espalhados pela região central da cidade, a prefeitura confirmou um volume maior. O canal oficial de WhatsApp dos Resíduos Sólidos da prefeitura, no entanto, não registrou um número maior de solicitações de limpeza. Segundo o Executivo, as queixas se concentram nas segundas-feiras, um reflexo da ausência de coleta aos domingos, o que leva ao acúmulo de lixo descartado fora dos coletores durante o fim de semana.
A Superintendência de Água, Esgoto e Resíduos Sólidos informa que a Conesul já mapeou os locais com maior frequência de reclamações, que, agora, são atendidos prioritariamente pela nova rota matinal, antes que as equipes sigam para seus setores habituais.
Canais de comunicação com a população

A prefeitura reforça que os cidadãos podem e devem solicitar a limpeza e manutenção dos contêineres através de canais específicos de WhatsApp.
- SOS Contêiner: Para solicitar limpeza, manutenção ou relatar problemas diretamente nos contêineres, o contato é o (55) 99112-2826. O acesso também pode ser feito por um QR Code fixado nos próprios coletores de resíduos.
- WhatsApp dos Resíduos Sólidos: Para outras questões relacionadas à coleta de lixo na cidade, o número disponibilizado pela prefeitura é o (55) 97400-5551.