O secretário estadual de Assistência Social, deputado licenciado Beto Fantinel (MDB), integra a comitiva do Palácio do Piratini que está em Brasília desde segunda-feira (6) para tratar de medidas emergenciais para amenizar a estiagem no Estado, além de tratar de questões específicas de sua pasta.
Em entrevista ao programa CDN Entrevista da CDN 93.5 FM, nesta terça-feira (7), Fantinel fez um relato das agendas realizadas e que ainda serão cumpridas até a quarta (8). Um dos encontros foi com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, o santa-mariense Paulo Pimenta (PT), que disse que o governo federal está comprometido a ajudar o Estado na questão da estiagem. Na oportunidade, contou o secretário, foi feito um convite para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vir ao Rio Grande do Sul com alguns ministros para verificar de perto a situação da seca gaúcha.
Nesta terça, Fantinel e o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini (Podemos), reuniram o como novo com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e com a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal. O deputado licenciado também teve um encontro com o ministro do Desenvolvimento Social, Welliton Dias (PT). Na quarta, a comitiva, constituída também pelo pelo chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e pelo subchefe da Defesa Civil estadual, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, terão reuniões com os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, do do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
Fantinel afirmou que são tratados nas agendas “assuntos diversos” sobre a estiagem – especialmente para atender a população mais castigada e garantir abastecimento de água e segurança alimentar -, com medidas para “socorrer emergencialmente o Estado” e também iniciativas de prevenção como plano de irrigação.