Com quase 40°C, Santa Maria tem um dos dias mais quentes do ano

Rebeca Kroll

Com quase 40°C, Santa Maria tem um dos dias mais quentes do ano
Ainda faltam quase duas semanas para o início do verão, mas nesta sexta-feira (09) Santa Maria registrou uma das temperaturas mais altas do ano desde janeiro. De acordo com a BaroClima Meteorologia a máxima pode chegar a 39°C e a mínima a 23°C. O destaque vai para o desconforto térmico, que superará os 40°C devido a baixa nebulosidade e uma forte massa de ar quente

A maior temperatura de 2022 foi de 40,5°C no dia 17 de janeiro e conforme o meteorologista Gustavo Verardo esse número não deve ser ultrapassado neste mês. No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de uma onda de calor com perigo potencial para a região sul.

Conforme o Inmet a temperatura está 5ºC acima da média e apresenta leve risco à saúde. Além disso, o Rio Grande do Sul recebeu um alerta de baixa umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O que a deixa abaixo do recomendado de 40%.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), também emitiu um aviso para as regiões Central, Campanha e Fronteira Oeste e alertou que a falta de chuvas, condição causada pelo fenômeno La Niña, deixa as temperaturas ainda mais altas. O aviso ainda destaca o risco de queimadas, uma vez que as temperaturas estarão altas e o ar estará mais seco.

– Destacamos ainda que as noites também serão abafada e as mínimas tendem a ficarem sempre acima dos 20°C nos próximos dias. No sábado e na segunda-feira as pancadas de chuva estão de volta, e, sobretudo na segunda quando uma frente fria avança trazendo risco de temporal. Na terça-feira o vento vira para o quadrante sul amenizando significativamente o calorão – comenta Verardo.

Cuidados

O Inmet recomenda alguns cuidados para dias de calor extremo:

Beba bastante líquido

Evite desgaste físico nas horas mais secas

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia

Utilize protetor solar

Proteger crianças e idosos

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Características da mobilidade urbana de Santa Maria influenciam Onda Verde, diz especialista Anterior

Características da mobilidade urbana de Santa Maria influenciam Onda Verde, diz especialista

Equipe de transição quer reverter liquidação da Ceitec Próximo

Equipe de transição quer reverter liquidação da Ceitec

Geral