Foto: Divulgação (FADISMA)
A partir de 2026, a Fadisma (Faculdade de Direito de Santa Maria), uma das faculdades mais tradicionais da cidade, inicia um novo capítulo em sua história. A Instituição firmou parceria com o Centro Universitário IDEAU e passa a oferecer graduações em diversas áreas do conhecimento, deixando de atuar exclusivamente no ensino jurídico. Com a mudança, alunos terão acesso a cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, em modalidades semipresencial e à distância. Um modelo chamado de híbrido, a partir de uma nova regulamentação do Ministério da Educação.
Um dos diferenciais do novo modelo é a oferta de 10 graduações com dupla titulação, que permite ao estudante concluir dois cursos superiores simultaneamente, mas pagar apenas um. Isso possibilita ampliar o campo de atuação no mercado de trabalho e otimizar o tempo de formação.
Parceria Construída ao longo de 15 anos
De acordo com o Diretor Geral da FADISMA, Eduardo Rocha, a aproximação com o IDEAU não é recente. As instituições já atuavam de forma conjunta há cerca de 15 anos, inicialmente por meio de projetos acadêmicos no município de Bagé.
— A parceria começou com ações ligadas ao Observatório de Segurança Pública. Com o passar dos anos e diante da necessidade de inovar o método de ensino que já praticávamos, avaliamos que era o momento de ampliar a estrutura e apostar em modalidades que combinam tecnologia e atividades presenciais práticas — afirma o diretor.
Segundo Rocha, a integração possibilita a expansão da infraestrutura, a oferta de novos cursos e a adoção de metodologias que aproximam o aluno da realidade profissional, com experiências presenciais e suporte digital.
Além disso, o diretor destaca também o alcance regional com a presença de pessoas dos municípios próximos que buscam em Santa Maria uma formação acadêmica.
– A região tem toda uma gama de municípios que podem ser servidos por essa nova forma de transmitir o conhecimento por meio da semipresencialidade, principalmente para aquelas pessoas que possuem alguma necessidade de tempo e possam conciliar suas atividades com a demanda educacional – ressalta.
Matrículas abertas para o ingresso 2026
Com a reestruturação, a Fadisma está com matrículas abertas para o ingresso 2026 até 23 de fevereiro. Os interessados não precisam realizar prova de vestibular e podem ingressar em 30 cursos oferecidos por meio de quatro modalidades:
- Histórico escolar do Ensino Médio
- Nota do Enem
- Transferência entre instituições
- Portador de diploma
A Faculdade oferece ainda possibilidade de bolsas e financiamentos federais, como Prouni e Fies.
Cursos Oferecidos
Bacharelado:
Administração (dupla titulação)
Agronomia
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo (dupla titulação)
Biomedicina (dupla titulação)
Biblioteconomia (EAD)
Ciências Contábeis (dupla titulação)
Ciência da Computação
Comunicação Social - Jornalismo (dupla titulação)
Educação Física (dupla titulação)
Engenharia Civil (dupla titulação)
Engenharia Mecânica (dupla titulação)
Engenharia de Produção (dupla titulação)
Estética e Cosmética
Farmácia (dupla titulação)
Fisioterapia
Medicina Veterinária
Licenciatura:
Artes
Ciências Biológicas
Ciências Sociais
Educação Física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras
Matemática
Pedagogia
Sociologia
Superior de Tecnologia:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Estética e Cosmética
Secretariado Executivo (EAD)
A Instituição reforça que a ampliação da oferta de cursos atende à demanda crescente por formações diversificadas na cidade e na região central do Estado, mantendo o compromisso com a qualidade que marcou sua trajetória no ensino jurídico.
Para saber mais sobre todos os cursos acesse o site oficial da instituição.