A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Álvaro Ferreira Leite, em Cruz Alta, desenvolveu a “Oficinema Solar on-line”, atividade que mescla linguagem audiovisual com a educação ambiental, com temas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade. Os exercícios realizados na última sexta-feira (16) foram gravados e o filme será editado e exibido pela equipe do CineSolarzinho. O material será apresentado no dia 21, na Praça Érico Veríssimo, a partir das 19h. Na oportunidade, também serão exibidos curtas-metragens brasileiros, e também o filme “Turma da Mônica – Laços”, com entrada gratuita e distribuição de pipoca.
Leia também:
VocaPampa grava novo projeto audiovisual no mesmo cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”Colégio Tiradentes abre 135 vagas para a região
De acordo com professora Rosane Rousado Pereira, a oficina foi de extrema importância, pois os temas abordados de sustentabilidade e meio ambiente, culminam com o projeto desenvolvido pela escola.
– O conhecimento adquirido hoje será utilizado para vários temas e assuntos no decorrer do ano. O entusiasmo da turma em conhecer e utilizar as ferramentas virtuais e imagens, foi muito gratificante – conta.
O CineSolar
O CineSolar, que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil, é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Ele funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia.
Foto: Divulgação
Além disso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.
*Com informações da prefeitura de Cruz Alta
Leia todas as notícias