Programa foi transmitido direto do auditório do Grupo Diário. Fotos: Denzel Valiente (Diário)
Para celebrar os 20 anos de história do Diário, a plataforma de notícias Bei estreou, quarta-feira (15), um novo programa na Rádio CDN, o Bei nos Bairros Especial. A iniciativa, que irá ao ar uma vez por mês, busca permitir que moradores dos bairros de Santa Maria possam falar de suas demandas e receber um retorno imediato das autoridades competentes.
A grande novidade do programa é a dinâmica, uma vez que uma associação de moradores é convidada para falar sobre as demandas do bairro em que mora. Ao mesmo tempo, autoridades do poder público e representantes de empresas prestadoras de serviços são convidados para debater, dando as devidas respostas às demandas dos moradores.
Diário é homenageado na Câmara de Vereadores pelos 20 anos de história
A estreia do Bei nos Bairros Especial, na tarde de quarta, durante o programa CDN Entrevista, os apresentadores Deni Zolin e Maurício Barbosa receberam no auditório do Diário, em Camobi, a direção e moradores da Associação Comunitária do Loteamento Brenner, no Bairro Divina Providência. Também estavam presentes os representantes da Federação Rio-Grandense das Associações Comunitárias, da União das Associações Comunitárias e da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Convidada para participar do programa, a prefeitura informou que iria analisar a agenda dos secretários municipais responsáveis pelos assuntos que seriam debatidos. Contudo, apesar dos insistentes contatos da produção do programa, o Executivo não enviou representantes nem justificou a ausência no programa.
Diário comemora o aniversário de 20 anos com mais sete instituições de Santa Maria
O loteamento popular foi construído em 2011 pela prefeitura. São 386 casas, onde vivem cerca de 2 mil pessoas. O presidente da Associação Comunitária do Loteamento Brenner, Márcio Fernandes da Silveira, apresentou as principais reivindicações dos moradores em torno das seguintes demandas: regularização das casas, transporte público, falta de serviço de correio, falta de pavimentação e ausência de unidade de saúde.
– Nós ficamos ilhados, abandonados pelo poder público. As ruas do bairro não têm condições para a mobilidade, cheias de buracos. Nem o básico como o CEP temos acesso, o descaso pelos governantes é gritante, e é sentido por nós há 11 anos – argumentou Marcos, que lamentou a ausência da prefeitura no programa para responder sobre as demandas.
O presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira (PT), ressaltou a importância de demonstrar interesse por parte do poder público na resolução de problemas levantados pela comunidade:
Diário comemora o aniversário de 20 anos com mais sete instituições de Santa Maria
– Não podemos nos omitir diante destas questões aqui apresentadas. É nosso compromisso ouvir e buscar soluções para esses problemas que a comunidade enfrenta há tempos. A omissão de órgãos públicos não é o caminho – disse.
Outros representantes do loteamento, vereadores e integrantes da UAC e federação das associações comunitárias também puderam falar durante ao progama.
Continuidade
O diretor Executivo do Grupo Diário, Paulo Ceccim, fez um pronunciamento, explicando que o Bei nos Bairros Especial foi idealizado para ser uma alternativa para debater os problemas da cidade e apresentar possíveis soluções. Ele garantiu que o programa terá uma segunda edição, em julho, com a presença de outra associação de moradores.
Jornal do Diário completa um ano no ar com mais de 300 edições
– Santa Maria é uma cidade de porte médio, com problemas de cidade grande, e com receita de cidade pequena, mas isso não inviabiliza a nossa capacidade de enfrentar as dificuldades de uma forma parelha. Então, a partir deste primeiro programa não iremos parar, traremos sempre autoridades, os representantes, para darem respostas ao povo. O Diário, após esse evento, vai fazer a radiografia da Brenner, assim com ele vai fazer a radiografia das demais áreas e regiões de Santa Maria, esse é o papel do Diário – afirmou Ceccim.
O programa mensal tem uma proposta especial, que amplia os temas apresentados pelo Bei nos Bairros, transmitido pela CDN de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 10h. O programa foi transmitido, ao vivo, também pela TV Diário pelos canais 26 e 526 da NET e pelas redes sociais do Diário. O Bei nos Bairros Especial será reprisado nesta quinta-feira (16), às 22h, na TV Diário.
Leia todas as notícias