Em razão da chuva, obras para a revitalização da Praça Roque Gonzales ainda não tiveram início

Leandra Cruber

Em razão da chuva, obras para a revitalização da Praça Roque Gonzales ainda não tiveram início

Marcelo Oliveira

Fotos: Marcelo Oliveira

Anunciada em maio deste ano, as obras da revitalização da Praça Roque Gonzales, localizada entre as ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, no Centro de Santa Maria, ainda não iniciaram. A previsão é que as obras comecem nos próximos dias, quando o tempo estiver seco.

No final de julho, os brinquedos da praça foram retirados do local e realocados em outros espaços de lazer, como a Praça do Mallet e na localidade de São Geraldo, no distrito de Pains. A remoção foi realizada por agentes da secretaria de Meio Ambiente. A ação foi necessária para que as obras pudessem começar. 

A Praça do Mallet, no Bairro Passo D’Areia, foi um dos locais que recebeu os brinquedos removidos da Praça Roque Gonzales.

Adotado pela Unicred Ponto Capital, Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo e Unimed Santa Maria, o local terá um novo visual e funcionalidade, com investimento de cerca de R$ 1 milhão. A previsão é que sejam construídos bicicletário, academia ao ar livre, local para servir água quente e gelada, tomada para carro elétrico, espaço para pets, brinquedos acessíveis para crianças com deficiência e até uma passarela coberta na sinaleira em frente ao complexo hospitalar.

Leia também:

Escola de Ensino Fundamental Santa Flora vai receber R$ 1,4 milhão para investimentos em infraestruturaUnidades de Saúde de Santa Maria estão abertas para campanha de multivacinaçãoVistoria preliminar indica pontos críticos que devem passar por reforma no prédio da Câmara de Vereadores

Para a professora Adriana Soares, 40 anos, mãe dos pequenos Helena e Samuel, 6, a revitalização da praça vai ser fundamental para momentos de lazer e descanso, principalmente para quem frequenta o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo ou as clínicas ao redor. 

– A gente costuma vir para Santa Maria em razão de exames e consultas médicas. Hoje, por exemplo, trouxe a Helena e o Samuel comigo e, se não tivesse chovendo, certamente poderíamos aproveitar um tempinho aqui na praça. Por isso acredito que seja bem importante dar uma melhorada no local – comenta Adriana. 

Já para o taxista Alberi Mello, 75, que trabalha há nove anos no ponto de táxi da Praça Roque Gonzales, a revitalização pode significar um aumento no movimento. O projeto da praça foi apresentado aos taxistas que aprovaram a iniciativa:

– A praça é um local bem importante tanto para nós, de Santa Maria, quanto para pacientes que vêm ao hospital e até feirantes que trabalham por aqui. Então estamos contentes, né. O movimento caiu com a pandemia e agora pode melhorar com essa reforma. 

Agora, a próxima etapa é a realização de uma avaliação das espécies existentes no local para definir se há necessidade de poda e/ou elevação das copas. O trabalho deve ser realizado  pela empresa que realizará o serviço, assim como pela Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, de acordo com a Secretaria Extraordinária de Comunicação, é preciso, ainda, que o tempo esteja seco para que as obras tenham início.  A previsão é que no final do ano a revitalização esteja concluída.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deni Zolin: Santa Maria é a 6ª cidade gaúcha que mais emprega no comércio Anterior

Deni Zolin: Santa Maria é a 6ª cidade gaúcha que mais emprega no comércio

IFFar oferece 1,7 mil vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; confira a oferta para os campi da região Próximo

IFFar oferece 1,7 mil vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; confira a oferta para os campi da região

Geral