As seleções do Catar e do Equador se enfrentaram, na tarde deste domingo, na partida de abertura da Copa do Mundo 2022. E, pela primeira vez, os anfitriões foram derrotados no jogo que dá início à competição. O Catar, que é estreante em copas, foi superado por 2 a 0 e ambos os gols foram marcados pelo atacante Enner Valencia, do Equador.
O confronto realizado no estádio Al Bayt, em Al Khor, teve, desde os primeiros minutos, o comando dos equatorianos. Logo aos 6 minutos, Enner Valencia teve um gol de cabeça anulado após impedimento assinalado pelo VAR. Isto não seria problema para ele, porque, aos 14 minutos, o atacante sofreu pênalti depois de driblar o goleiro Saad Alsheeb, e ele mesmo cobrou para colocar os equatorianos em vantagem. Esta também foi a primeira vez que um gol de pênalti abre o placar em um jogo de abertura da Copa do Mundo.
Mantendo a grande atuação, Enner Valencia marcaria mais um gol ainda no primeiro tempo. Desta vez, após receber bom cruzamento de Felix Torres, o atacante cabeceou para o fundo do gol.
Foto: Fifa (Divulgação)Atacante Enner Valencia marcou dois gols e foi o nome do jogo
Durante a segunda etapa, o Catar bem que tentou mudar a situação da partida, mas foi pouco eficiente e terminou o jogo sem acertar o gol nas cinco tentativas que teve. O Equador reduziu um pouco o ritmo de ataque, porém, conseguiu ameaçar os donos da casa nas saídas rápidas de bola e em contra-ataques.
Nesta segunda-feira, mais três confrontos encerram a primeira rodada dos grupos A e B. Às 10h, horário de Brasília, Inglaterra e Irã abrem o grupo B. Mais tarde, às 13h, Senegal e Holanda encerram o grupo A, e, às 16h, Estados Unidos da América (EUA) e País de Gales medem forças no segundo grupo.
O Brasil só entra em campo na quinta-feira, diante da seleção da Sérvia, às 16h, pelo grupo G.