Estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo saíram em caminhada pelas ruas do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, onde fica a instituição de ensino de Santa Maria, para pedir paz e segurança, na manhã desta quarta-feira. A atividade foi motivada pela tentativa de homicídio ocorrida dentro da escola há exatamente uma semana.

Era por volta das 10h30min desta quarta quando perfilados crianças e adolescentes, muitos vestindo roupas brancas, começaram deixar o prédio e tomar a rua em frente à da escola. Nas mãos, os pequenos levavam balões e cataventos brancos. Os maiores, carregavam cartazes com palavras como paz e segurança. À frente do grupo, professores seguravam uma faixa com a frase: É na luta que se aprende, se estuda".
Segundo a diretora, Lucimara Rosa da Costa, a caminhada faz parte de uma série de atividades que iniciaram logo após o crime. No dia seguinte, a quinta-feira, a escola suspendeu as aulas. Na sexta-feira, alunos, familiares e funcionários participaram de um momento de reflexão no ginásio da instituição. Depois disso, os estudantes dos dois turnos passaram a ter aulas temáticas sobre valorização da vida e promoção da cultura de paz.
Escola de Santa Maria suspende aulas após pai de aluno ser baleado dentro do colégio
Apesar de o crime ter sido um fato decorrente de situação alheia à escola, a direção entendeu que era o momento de discutir a questão da violência.
– Temos que trabalhar na sociedade adoecida para ela entenda que não é pela violência que se resolvem os problemas – disse Lucimara.
Aos pais, a diretora deu um recado:
– Também educamos pelo exemplo.