Escola de Santa Maria será demolida por apresentar problemas estruturais; alunos serão transferidos

Eduarda Paz

Escola de Santa Maria será demolida por apresentar problemas estruturais; alunos serão transferidos
Fotos: Eduardo Ramos

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Luizinho De Grandi, na Cohab Santa Marta, no Bairro Juscelino Kubitschek, está, desde 2021, com problemas estruturais. Em janeiro de 2023, após a direção e os professores retornarem do período de recesso, as rachaduras haviam aumentado e estão por todo o prédio. A direção estava incerta sobre a volta às aulas, em 23 de fevereiro, pela insegurança que as rachaduras causam. A secretária municipal de Educação, Lucia Madruga confirmou à CDN a transferência dos alunos para a Escola Augusto Ruschi, a qual a prefeitura mantém convênio, no mesmo bairro da Emei Luizinho De Grandi. Ela também informou que a estrutura atual da Luizinho De Grandi será demolida.

Em agosto de 2021, ao retornarem para o sistema híbrido, já foi constatado o aumento dos problemas estruturais e um processo informando a situação foi enviado à Secretaria de Município da Educação (Smed). Conforme a diretora da EMEI Luizinho De Grandi, Andreia de Mello Buss, 45 anos, representantes da Smed já fizeram duas avaliações nestes dois anos. Em uma das vistorias, foi constatada que a Escola não têm vigas.

Transferência dos alunos

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da rádio CDN, a Secretária informou que o setor de engenharia da prefeitura constatou pela interdição do prédio:– Inclusive, foi apontado para que seja demolido e construído uma nova escola na sequência. Desde a semana passada, estamos reunidos com a direção, organizando o retorno das aulas. Vamos transferir esses alunos para uma escola próxima que é a Augusto Ruschi.  A gente está fazendo esse arranjo de acomodação das crianças e da parte administrativa. Hoje de tarde, teremos reunião novamente com a direção e essa semana com os pais para organizar tudo.

Conforme a secretária, os estudantes das turmas da Pré-Escola 1 e 2, de 4 a 5 anos, vão ser transferidos. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está com foco nas crianças que têm obrigatoriedade escolar para não prejudicar o calendário letivo. – Importante que a comunidade saiba que durante o mês de janeiro, a Smed veio tratando desse assunto, inclusive, procuramos na região prédios que poderiam comportar as crianças, até com a possibilidade de um aluguel emergencial, mas esses locais não existem na região. Por isso, preferimos manter o convênio com a Escola Augusto Ruschi.

Representantes da Smed vão reunir-se com a direção da EMEI Luizinho De Grandi para começar a transferência essa semana. Está marcado uma reunião com os pais dos alunos, nesta quarta-feira (15), para explicar todo o processo. A secretária Lúcia comenta que o prédio precisa ser interditado e que ninguém mais pode ter acesso a ele. O novo laudo mostrou que é recomendado a demolição, mas esse processo ainda vai demorar, porque depende do encaminhamento do projeto e da licitação para a construção de um novo espaço. Outras alternativas estão sendo estudadas também.

Salas emprestadas

Segundo a diretora da EMEI Luizinho De Grandi, Andreia de Mello Buss, 75 crianças de 4 a 5 anos vão usar as salas emprestadas na Escola Augusto Ruschi. Já a direção ficará em uma sala emprestada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) na Nova Santa Marta. Além disso, em torno de 80 alunos da creche serão distribuídos para escolas próximas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motorista morre e passageira fica ferida em grave acidente em trevo de acesso da BR-287 Anterior

Motorista morre e passageira fica ferida em grave acidente em trevo de acesso da BR-287

Festa La Grand Folie contará com menus de pratos exclusivos Próximo

Festa La Grand Folie contará com menus de pratos exclusivos

Geral