Fotos: Vinicius Becker (Diário)
Entre os dias 6 e 19 de setembro, a sede da Unimed Santa Maria é palco da exposição “80 Anos do Heroísmo Brasileiro”, uma iniciativa conjunta com o Comando da 3ª Divisão de Exército e apoio da Casa da Memória Unimed Federação/RS e do Instituto Unimed/RS. A mostra relembra o legado dos soldados brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial, destacando a bravura dos pracinhas que lutaram pela liberdade e pela democracia nos campos de batalha da Itália.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Viagem no tempo: história viva em cada detalhe
A exposição convida o público a um mergulho na memória nacional por meio de uma curadoria cuidadosa de documentos, obras de arte e objetos históricos. Entre os destaques da mostra, estão:
- Capas de jornais e revistas do Rio Grande do Sul, incluindo exemplares do jornal A Razão, e de outros estados brasileiros, que registram o retorno da 1ª Divisão de Expedicionários Brasileiros (FEB), em 18 de julho de 1945
- Desenhos do artista plástico santa-mariense Carlos Scliar, produzidos diretamente no front, revelando uma perspectiva sensível e artística dos horrores e esperanças vividas durante o conflito
- Utensílios históricos, tanto dos soldados brasileiros quanto das tropas inimigas, cedidos pelo Museu da 3ª Divisão de Exército e pelo Museu da FEB, localizado em São Gabriel, cidade natal do comandante da FEB, Marechal Mascarenhas de Moraes

Santa Maria no contexto da guerra
Ao todo, 25.334 brasileiros participaram da Segunda Guerra Mundial, dos quais cerca de 1.880 eram gaúchos – 270 naturais da região de Santa Maria. Os números refletem a expressiva contribuição local em um dos capítulos mais marcantes da história contemporânea.
A exposição “80 Anos do Heroísmo Brasileiro” é uma oportunidade para celebrar a memória, valorizar o passado e reconhecer o sacrifício daqueles que defenderam os ideais democráticos em tempos de guerra. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.
De acordo com o presidente da Unimed Santa Maria, Ernani Büllow, a exposição reforça o compromisso da cooperativa com a preservação da memória e da história da comunidade:
– Esta iniciativa é mais do que uma homenagem; é um tributo ao sacrifício e à bravura dos nossos pracinhas, que enfrentaram o desconhecido para defender os valores da liberdade e da democracia. Nossa parceria com o Exército Brasileiro também é uma forma de celebrar o esforço conjunto em manter viva a memória de quem tanto fez por nós – destaca Büllow.
A curadoria da mostra estará sob a responsabilidade do jornalista e escritor, Salus Loch, coordenador da Casa da Memória Unimed Federação/RS, estabelecida em Porto Alegre.

Participe!
- O que: exposição “80 Anos do Heroísmo Brasileiro”
- Quando: de 6 a 19 de setembro de 2025
- Horários: de segunda a sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h
- Onde: sede da Unimed Santa Maria (Rua Gaspar Martins, 1482)
- Entrada gratuita
- Escolas e entidades que tiverem interesse em agendar uma visita à exposição podem fazê-lo pelo telefone 3028-6562
Leia também:
- Encontro Internacional da Campanha da Mãe Peregrina reúne representantes de 25 países em Santa Maria
- Comitiva de Santa Maria e região participa da 11ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, no Chile
- Crianças e gestantes são os grupos com menor adesão a vacinação contra a gripe em Santa Maria