Falta de recadastramento: cerca de 700 pensionistas e inativos do IPE RS podem ter o benefício suspenso a partir de fevereiro

Redação do Diário

Falta de recadastramento: cerca de 700 pensionistas e inativos do IPE RS podem ter o benefício suspenso a partir de fevereiro
Em torno de 700 pensionistas e inativos do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) podem ter o pagamento suspenso em 2023, caso não regularizarem a situação até terça-feira (31). A medida deve contemplar civis e militares do Estado, que fazem aniversário do mês de dezembro e não fizeram o recadastramento, ou seja, a prova de vida. Conforme o instituto, os benefícios serão interrompidos a partir de 1º de fevereiro, o que repercute no não pagamento da folha de final de fevereiro, e inclusive na suspensão dos atendimentos pelo IPE Saúde.

Processo

O período para realização da prova de vida é de três meses específicos: o mês de aniversário, um mês antes e um mês depois. O processo deve ser feito por reconhecimento facial no aplicativo Servidor RS, sem necessidade de deslocamento. O recurso está disponível aos pensionistas e inativos como principal forma de realização do recadastramento anual por celular ou tablet, de forma fácil e ágil, sem exigência de documentação.

Um pré-requisito para o pensionista do IPE Prev estar apto a realizar o recadastramento pelo APP Servidor RS é que seu benefício esteja ativo. A prova de vida pelo aplicativo está liberada para todos os graus de dependência, exceto para pensionista estudante, que deve realizar a renovação semestral, e para pensionista filho menor e equiparados.

Para renovação da prova de vida por reconhecimento de biometria facial, é preciso ser inativo civil ou militar ou pensionista previdenciário, além de ter carteira de identidade emitida a partir de 2006 e que conste o CPF ou ter carteira de motorista atualizada, desde que sejam documentos emitidos no Rio Grande do Sul.

Mais informações

Inativos: [email protected]: www.ipeprev.rs.gov.br

Veja quais são os passos para usar o app Servidor RS:

Baixar/acessar o APP Servidor RS

Realizar login pelo gov.br

Clicar no botão “Recadastramento”

Concordar com o termo de uso

Atualizar obrigatoriamente os dados de contato (e-mail e celular)

Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular

Realizar a validação facial

Conferir o comprovante do recadastramento

Após finalizar a prova de vida pelo aplicativo e a qualquer momento, o pensionista e o inativo poderão conferir o comprovante do recadastramento no próprio aplicativo.

Outras opções

Os pensionistas que não conseguirem fazer a prova de vida pelo aplicativo Servidor RS e residirem em cidade sem agência do Banrisul ou no exterior deverão consultar o site do IPE Prev para obter mais informações.

Já os inativos que não conseguirem fazer a prova de vida pelo aplicativo, sendo residentes de cidade sem agência do Banrisul, deverão preencher o Formulário de Atualização Cadastral, disponível no site da Secretaria da Fazenda. Esse documento precisa estar com a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório, sendo enviado à Secretaria da Fazenda, juntamente com cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O Aviso de Recebimento valerá como comprovante do envio da documentação.

O endereço para envio é Divisão de Gestão da Folha (Rua Caldas Júnior, 120/13º andar – Secretaria da Fazenda – Porto Alegre – CEP 90018-900).

*com informações de ascom IPE Prev

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pais e pessoas autistas assistem a sessão de cinema inclusiva em shopping de Santa Maria Anterior

Pais e pessoas autistas assistem a sessão de cinema inclusiva em shopping de Santa Maria

Ônibus com time de futebol juvenil cai de ponte e deixa mortos e feridos na BR-116 Próximo

Ônibus com time de futebol juvenil cai de ponte e deixa mortos e feridos na BR-116

Geral