Lançada licitação para recuperação da estrada do Perau

Lançada licitação para recuperação da estrada do Perau

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Foi lançada a licitação para a reconstrução da histórica estrada do Perau – que liga Itaara a Santa Maria. O trajeto estava interditado desde as enchentes de maio de 2024. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (4) pelo prefeito Rodrigo Decimo (PSDB). Conforme a prefeitura de Santa Maria, R$ 23 milhões foram autorizados para a execução da obra pelo governo federal.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Veja o vídeo do anúncio:


Conforme a prefeitura de Santa Maria, para recuperar a trafegabilidade da estrada, serão necessárias obras para contenção dos morros e recuperação da via em trecho de 60 metros de comprimento e 7 metros de largura. A obra será, também, para estabilizar os movimentos de massa ainda existentes – que mantém os riscos de novos desmoronamentos, mesmo um ano após as enchentes. 

– Foram muitas reuniões técnicas, viagens a Brasília e, agora, saiu a licitação para recuperar essa tão importante estradas que liga Santa Maria a Itaara – afirmou Decimo.

A sessão pública para definir a empresa responsável pela obra está marcada para o dia 25 de setembro, às 8h30min. Vence a proposta com menor valor que esteja de acordo com os critérios estabelecidos em edital. O prazo contratual para execução e entrega dos serviços será de 180 contados a partir da data de emissão da Ordem de Serviço.

Em 2 de julho de 2025, em Brasília, o prefeito Rodrigo Decimo recebeu a confirmação da liberação dos R$ 23 milhões para recuperação da estrada do Perau e contenção de encostas. A confirmação se deu por meio do ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff.

A obra também prevê a recuperação da via nos pontos mais críticosFoto: Vinicius Becker (Diário)


Sobre a licitação

  • Interdição do trajeto: 1º de maio de 2024
  • Liberação do recurso junto ao Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional: 2 de julho
  • Lançamento da licitação: 4 de agosto
  • Sessão Pública: 25 de setembro
  • Prazo para conclusão da obra: 6 meses (após emissão da Ordem de Serviço)


Trajeto interditado desde 1º de maio de 2024

Construída durante o período de Império no Brasil, há mais de um século, a Estrada do Perau liga atualmente Santa Maria a Itaara. Porém, desde o dia 1º de maio de 2024, o trecho de pouco mais de cinco quilômetros já não cumpre mais o seu papel histórico. Assim, moradores perdem o acesso à rota alternativa, e trajetos levam o dobro de tempo para serem concluídos. Agora, a única rota entre os municípios é pela BR-158 – mais demorado e que requer mais atenção pelo alto fluxo de veículos pesados, conforme relataram moradores em visitas da reportagem ao local. 

O ponto mais delicado, em que houve o deslizamento, fica próximo à curva do Perau conhecida como "cotovelo". Lá, as marcas das enchentes do ano passado ainda são visíveis. Há terra sobre o solo, e os paralelepípedos foram arrancados no trecho.

Foto: Vinicius Becker (Diário)


Leia também: 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Legado de afeto e compromisso com Santa Maria: familiares e amigos se despedem de Ruy Giffoni Filho Anterior

Legado de afeto e compromisso com Santa Maria: familiares e amigos se despedem de Ruy Giffoni Filho

Chuvas do fim de semana voltam a causar estragos em Agudo e Faxinal do Soturno Próximo

Chuvas do fim de semana voltam a causar estragos em Agudo e Faxinal do Soturno

Geral