Desigualdade

Mais de 17 mil santa-marienses vivem em situação de extrema pobreza 

Lizie Antonello

  

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 19/09/2017Famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria.Nas fotos, ocupação da Portelinha, no Bairro Lorenzi e cozinha comunitária do Centro Espírita Fraternidade Chico Xavier que fica no bairro. Na foto: Roselaine Vidal Fagundes, 45 anosFOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

Mais de 20% da população de Santa Maria vive com renda mensal menor do que R$ 468,50 (meio salário mínimo nacional) por pessoa. O índice de pessoas nessa faixa tem como base a estimativa populacional feita para o município em 2017 pelo IBGE – 278.445 habitantes – e o número de pessoas nessa faixa de renda  (53.997), que consta no Cadastro Único da cidade. O cadastro é a porta de entrada para os programas sociais no país. No município, existem mais de 62,4 mil cadastrados, porém, 8.455 deles têm renda acima de meio salário. 

Trecho de 90 quilômetros da ERS-149 será restaurado

Mas o cenário mais alarmante é dos que estão na faixa considerada de extrema pobreza pelo governo federal. São 5.527 famílias, num total de 17.190 pessoas, que passam o mês com menos de R$ 85 por pessoa no município.

>>> Clique aqui e leia a reportagem completa <<<

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Liminar sobre reversão sexual provocou protestos

Próximo

Trio invade joalheria e agride proprietária com pé de cabra em Rosário do Sul

Geral