Produtores de Arroio Grande fazem "baldeação" de hortaliças para garantir feira em Santa Maria

Produtores de Arroio Grande fazem

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Moradores e produtores rurais do distrito de Arroio Grande, em Santa Maria, enfrentam dificuldades logísticas para escoar a produção de hortaliças e permanecem parcialmente isolados após as fortes chuvas recentes. Na manhã desta terça-feira (30), agricultores da localidade dos Fernandes precisaram realizar o transbordo manual de mercadorias através do leito do rio para garantir o abastecimento na cidade.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Cinco dias após as chuvas que caíram ainda no Natal, a forte correnteza na passagem molhada impede o tráfego de veículos na região. Para não perder a produção armazenada em câmaras frias, os agricultores levaram os produtos até a margem do arroio, onde realizaram a "baldeação" para um caminhão que leva até ao outro lado, viabilizando o transporte até a feira que fica na Praça do Caridade.


Apoio comunitário e improviso

Produtor aguarda a chegada de um caminhão para atravessar o rio e transportar a produção até a câmara fria.Foto: Rian Lacerda (Diário)

A casa do agricultor aposentado Renato Fernandes, 63 anos, serve como uma base de apoio para os veículos antes da passagem molhada. Ele relata o esforço coletivo para salvar a produção e o susto com a subida súbita das águas na véspera de Natal, que isolou até quem participava de festividades.

– Ficou todo mundo empenhado. Tinha que entregar, estava tudo dentro da câmara fria. Ninguém esperava, foi na véspera do Natal. Teve quem ficou de festa até as 4h e não passou mais – relata Fernandes.


A filha do agricultor reside após o ponto isolado. Para restabelecer a travessia de pedestres, os moradores construíram uma nova pinguela em um ponto mais elevado do rio, já que a estrutura anterior, erguida no segundo semestre, foi levada pela enxurrada.


Medidas provisórias

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A Defesa Civil esteve no local na manhã desta terça e afirmou que está distribuindo alimentos e medicamentos. Um caminhão pipa se deslocava ao distrito para atender as necessidades. O subprefeito do distrito estima que cerca de 10 famílias enfrentem problemas de acesso nos Fernandes e outras 15 sigam isoladas na região do Arroio Lobato.


Embora a prefeitura tenha comunicado a liberação do acesso na localidade dos Fernandes, a reportagem constatou no local que, na manhã de terça-feira, as equipes da Defesa Civil não conseguiram atravessar o trecho e as famílias continuam enfrentando problemas de deslocamentos.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Segundo o subprefeito, uma carga de pedras será colocada para permitir a passagem provisória. Enquanto as novas pontes projetadas para o distrito não são concluídas, a administração planeja instalar uma "pranchada" (estrutura de concreto mais baixa) para melhorar a trafegabilidade.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Ao todo, são nove pontes caídas apenas no distrito de Arroio Grande em função das enchentes de maio de 2024. Em agosto deste ano, o Diário mostrou os desafios que os moradores vivem a cada nova chuva. Um dos principais problemas apontados é o desassoreamento dos rios, que ficam cada vez mais rasos e largos, causando alagamentos recorrentes que acabam destruindo as pontes.

Quando a reportagem foi publicada, a prefeitura de Santa Maria disse em nota que o serviço nunca parou e tem sido intensificado desde as fortes chuvas de maio. Contudo, ressaltou que quando os entulhos se encontram em área privada, a responsabilidade pela limpeza é do proprietário do terreno. O Executivo não informou se há algum plano para ajudar aqueles que não conseguem fazer este trabalho.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por que tantos relacionamentos terminaram em 2025? Numerologia e astrologia explicam o fim de um ciclo Anterior

Por que tantos relacionamentos terminaram em 2025? Numerologia e astrologia explicam o fim de um ciclo

“É desleal com quem dedicou a vida toda servindo a essa comunidade”, diz Sinprosm sobre atraso no pagamento de salários de aposentados anunciado pela prefeitura de Santa Maria Próximo

“É desleal com quem dedicou a vida toda servindo a essa comunidade”, diz Sinprosm sobre atraso no pagamento de salários de aposentados anunciado pela prefeitura de Santa Maria

Geral