Foto: Beto Albert (Diário)
Desde 2018, Santa Maria conta com um aplicativo que informa, em tempo real, a localização dos ônibus do transporte coletivo. O Urmob já soma 40 mil usuários ativos mensais, segundo a empresa que desenvolveu o aplicativo. Ainda este ano o serviço deve ter outras facilidades. Para entender melhor como o app tem impactado o dia a dia dos usuários, a reportagem foi até pontos de ônibus movimentados da cidade para saber se os santa-marienses conhecem e utilizam essa funcionalidade.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Expansão e melhorias
O Urmob tem registrado um pico de 8 mil usuários simultâneos nos horários de maior movimento. De acordo com Cristiano dos Santos Silveira, diretor da empresa santa-mariense i3 Tecnologia, responsável pelo aplicativo, a demanda cresce ainda mais no retorno das aulas das universidades e novidades devem chegar ainda este ano.
– A gente tá preparando umas novidades para o segundo semestre, mas são novidades que que vão deixar mais atrativo o aplicativo para o passageiro. Estamos testando um recurso novo, que calcula as rotas com base nos horários dos ônibus em tempo real. Não é só uma sugestão de caminho, mas uma recomendação dinâmica, de acordo com a disponibilidade do transporte naquele momento – explica.
Além disso, o diretor confirmou que a plataforma está em processo de expansão para outras cidades do país.
– Aqui em São Paulo, já estamos conversando com outras empresas também. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e tem outros Estados também que já manifestaram interesse, então a gente está expandindo – revela Cristiano.
Sobre problemas com o uso da funcionalidade, Cristiano informou que a plataforma depende das empresas e do correto uso dos motoristas ao informar qual a linha está percorrendo e, assim, o aplicativo avisar os usuários. Com um dispositivo acoplado no coletivo, cabe aos motoristas sinalizar o destino do ônibus.
– Às vezes, o motorista informa o código errado. Por exemplo: a linha é Vale Machado para Federal (UFSM), só que vai pela Faixa Nova (RSC-287) e ele (motorista) informa o código da Faixa Velha (ERS-509). Então, acaba indo o código errado, e eu crio uma previsão da chegada nas paradas da Faixa Velha, só que o ônibus entra na Faixa Nova. Aí, o que que a gente faz? Retiramos esse ônibus do aplicativo, que é para não confundir a pessoa, tudo isso automatizado em tempo real. E também às vezes é a telefonia. Então, eles derrubam as conexões, e a gente fica com ônibus às cegas também – explica.
Santa-marienses conhecem o app?
Para entender se a população já utiliza o Urmob, a reportagem foi até pontos de ônibus no Centro como o Paradão da Avenida Rio Branco e outro, na Rua Pinheiro Machado. Entre os entrevistados, apenas uma pessoa já conhecia a plataforma e, inclusive, estava utilizando no momento que foi abordada pela reportagem, enquanto outras nunca tinham ouvido falar da ferramenta.
A dona de casa, Luana Lemos, 25 anos, que sempre utiliza para ver os horários.

– Faz anos já que utilizo. Não me lembro, mas faz bastante tempo. É muito prático. Até a questão do horário, tem que se programar e acompanhar para não perder. É bênção, é muito bom – afirma.
Por outro lado, alguns santa-marienses ainda não sabiam da existência do aplicativo. É o caso da doméstica Carmem Medianeira, 60 anos, que já sabe as linhas e horários que utiliza e disse não saber do serviço:

– Não sabia que existia. Eu já estou acostumada com os horários, faz anos que eu pego (ônibus), então sei certinho os horários – relata.
Como baixar o Urmob?
O aplicativo está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Para começar a usar, basta baixar o app, criar uma conta e acessar as informações sobre as linhas de ônibus de Santa Maria.
Além de mostrar a localização dos ônibus em tempo real, o app também exibe a previsão de chegada dos veículos, as rotas disponíveis e os horários das linhas. Desde o seu lançamento, o número de usuários aumentou de 7,5 mil, em 2019, para os atuais 40 mil.