NathSchneider
O clássico dos fliperamas e dos parques de diversões está de volta: a máquina de pelúcia. Tendência entre adultos e crianças, as gruas guardam brinquedos da cultura pop, que fazem referência a filmes de animação, e pelúcias clássicas, como ursinhos. O objetivo é conseguir movimentar a garra da máquina para pegar o máximo de bichinhos possíveis.
Fotos: Nathália Schneider
Desde agosto deste ano, o Praça Nova adotou uma máquina de pelúcias gigantes, chamada de “Pega Urso” e, aos finais de semana, é possível ver longas filas de pessoas interessadas em jogar ou apenas assistir à brincadeira. Rogério de Almeida, 39 anos, pai de Sarah, 2 anos e meio, tentou pegar o Garfield gigante para agradar a pequena: – É uma brincadeira. De vez em quando, dá vontade. A gente vai, tenta e se diverte. Queria tirar um brinquedo para a minha filha de dois anos. Ela estava olhando e queria, aí eu tentei pegar – relata.
Fotos: Nathália Schneider
Se para algumas pessoas é uma brincadeira ocasional, para outras é um hobby já consolidado. Lessandra Barros, 30 anos, é mãe de Helena, de 1 ano e meio, e conta que, durante a gravidez, ela e o marido começaram a jogar para formar uma coleção para a filha: – Jogamos principalmente naquelas menores que tem nos postos de gasolina. Vimos essa máquina enorme no shopping, e a expectativa aumentou para conseguir um brinquedo grande para a coleção. Já temos cerca de 65 pelúcias – comenta.
Foto: Eduardo Ramos
Foto: Arquivo pessoal
Além de ser uma atividade divertida e um ótimo presente para os pequenos, adultos também se encantam pelo fenômeno. Doug Batistello, 34 anos, é empreendedor, cabeleireiro e apaixonado por pegar bichinhos nas máquinas. Para ele, a brincadeira começou em outubro de 2021 e, atualmente, já ostenta mais de 4,7 mil brinquedos na coleção. As aventuras de Doug são divulgadas na conta do Instagram @viciodaspelucias e, de tanto amar a brincadeira, ele adquiriu uma máquina para que os clientes também possam se divertir no salão de beleza. Para quem joga com frequência, como Lessandra e Doug, o segredo é seguir técnicas. A mais conhecida delas é visualizar os brinquedos mais soltos, mirar e tentar pegar. Outra, é ir arrastando aos poucos para perto da saída do prêmio:– Eu uso muito a técnica “double tap”, que consiste em apertar o botão depois que a garra desce e pega o bicho. Assim ela consegue levar para a saída com mais facilidade – explica.
Onde brincar
O quê – Máquina gigante “Pega Urso” e Zig Zag PlayOnde – Shopping Praça Nova (BR 287, nº 2885)Quando – De segunda a sábado, das 10h às 22h, domingo, das 14h às 20hQuanto – R$ 5 (Zig Zag) e R$ 10 (Pega Urso)