Foto: Vinicius Becker (Diário)
A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, convoca, a partir desta segunda-feira (13), os responsáveis por sepultamentos realizados em carneiras no ano de 2020 no Cemitério Ecumênico Municipal para definir o destino dos restos mortais. O prazo para a manifestação vai até 12 de novembro e, caso não haja contato da família, os despojos serão encaminhados ao ossário coletivo.
Conforme a legislação municipal, o tempo máximo de permanência é de três anos, mas o prazo para os convocados já se aproxima de cinco anos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a pasta, a convocação por meio da imprensa ocorre após diversas tentativas de contato telefônico com as famílias, que não foram localizadas devido a cadastros desatualizados. Atualmente, cerca de 170 famílias referentes aos sepultamentos de 2020 ainda são aguardadas para definir o destino dos restos mortais.
Os responsáveis devem comparecer à administração do cemitério para agendar a exumação, o que permite que a família se organize para a destinação, seja para um jazigo particular, outro cemitério ou cremação. Caso a família não tenha um local e autorize, os restos mortais são acondicionados em embalagem própria, identificados e armazenados no ossário coletivo do cemitério, conforme previsto no regulamento.
Serviço: Como proceder

- O quê: Convocação para exumação de sepultamentos de 2020.
- Prazo: De 13 de outubro a 12 de novembro de 2025.
- Onde: Administração do Cemitério Ecumênico Municipal, localizada nas Capelas Velatórias Municipais.
- Endereço: Avenida Liberdade, s/nº, Bairro Patronato.
- Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
- Informações: Pelo telefone (55) 3174-1565, opção 2.