Foto: Arquivo Pessoal
Ocorreu no final da tarde de quinta-feira (12), em Agudo, na região da Quarta Colônia, uma manifestação pacífica pelo desaparecimento do cão comunitário “Amigo”. O animal sumiu no último domingo, após ser levado por um homem do centro da cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O ato reuniu dezenas de moradores em frente à sede da prefeitura e foi organizado pela ONG Aujude, que registrou a ocorrência na Polícia Civil. Desde terça-feira (10), a corporação investiga o desaparecimento. Até a manhã desta sexta-feira (13), o cão não havia sido localizado, nem pelas buscas feitas por moradores em uma área de mata indicada pelo suspeito, nem pela Polícia Civil, que analisa imagens de câmeras de segurança para identificar o trajeto percorrido.
O homem foi ouvido nesta semana e negou ter agredido o animal. Em depoimento, afirmou que soltou o cão em uma região de mata distante da cidade.
Imagens registraram

Segundo a ONG, ao registrar a ocorrência, relatou que o suspeito teria agredido o cão antes de levá-lo com uma corda. As câmaras de segurança, as quais o Diário teve acesso, mostram, por volta das 19h do último domingo (8), o cão atravessando uma avenida da cidade e se deslocando até o outro lado da via, onde fica uma sorveteria. Minutos depois, uma caminhonete estaciona do outro lado da rua. O cão sai da sorveteria e fica na calçada observando a rua. Logo depois, um homem vestindo roupas escuras sai de perto da caminhonete e se dirige até o cachorro. Ele atravessa a avenida portando uma corda grande nas mãos e se aproxima do cão em um ponto que não é possível ver nas imagens, na entrada de uma garagem aberta.
Pouco tempo depois, o cão sai deste ponto e segue um casal que passa em frente à garagem ao lado da sorveteria. O homem segue o cão e faz um gesto que parece ser um pedido para o casal segurar o animal. A câmera de segurança não mostra o que vem a seguir, mas cerca de um minuto depois capta o homem atravessando a avenida novamente em direção à caminhonete já com o cão atado à corda.
Ele e o motorista da caminhonete conversam. O motorista entra no veículo. O homem que estava com a corda sai de trás do carro e se desloca a pé. As últimas imagens mostram o homem atravessando novamente a avenida carregando o cão com uma corda até sair do campo de visão. Daquele ponto em diante, moradores afirmam que ele não foi mais visto.