Trump afirma que EUA vão administrar a Venezuela após captura de Nicolás Maduro

Trump afirma que EUA vão administrar a Venezuela após captura de Nicolás Maduro

Foto: Casa Branca / EFE)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o governo norte-americano passará a “administrar” a Venezuela de forma interina após a operação que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa convocada para detalhar a ação conduzida por forças dos EUA em território venezuelano.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo Trump, a administração norte-americana permanecerá no comando do país até que, segundo ele, seja possível estabelecer uma transição considerada “adequada, justa e legal”. 

Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos. Temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela – afirmou o presidente.

Durante o pronunciamento, Trump também revelou o paradeiro de Maduro, que até então era desconhecido. De acordo com o presidente norte-americano, o líder venezuelano e a esposa, Cilia Flores, estão sendo levados para Nova York a bordo de um dos navios da Marinha dos Estados Unidos posicionados no Caribe desde o fim de 2025.

Além do anúncio político, Trump indicou que os Estados Unidos terão atuação direta no setor petrolífero venezuelano. Em entrevista à Fox News, o presidente afirmou que grandes companhias norte-americanas do ramo de energia devem iniciar operações no país. 

Temos as maiores empresas petrolíferas do mundo, as maiores, as melhores, e vamos nos envolver muito nisso – disse.

As declarações ampliam a tensão diplomática em torno da Venezuela e geram reações na comunidade internacional, especialmente diante do anúncio de uma administração estrangeira interina e da exploração de recursos estratégicos do país. Até o momento, autoridades venezuelanas não se manifestaram oficialmente sobre as falas mais recentes de Trump.


Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

China repudia ofensiva americana na Venezuela e alerta para riscos à América Latina Anterior

China repudia ofensiva americana na Venezuela e alerta para riscos à América Latina

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio Próximo

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

Geral