A prefeitura de Santa Maria se posicionou sobre uma publicação feita nas redes sociais sobre o uso de preservativo no Carnaval após repercussão entre usuários. O post, divulgado nas redes sociais do Executivo, utilizava um "meme" com a imagem de uma criança segurando um preservativo, para incentivar a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez não planejada. Após críticas, o conteúdo foi removido e uma nota oficial reconhecendo o equívoco foi divulgada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nota reconhece equívoco
No comunicado, o Executivo municipal afirmou que a intenção era ampliar o alcance da mensagem de prevenção em saúde pública, mas reconheceu erro na escolha da linguagem. Segundo a nota, tratou-se de “uma avaliação equivocada”, ressaltando que não há incentivo a qualquer prática inadequada envolvendo crianças.
Confira a nota na integra:
"A Prefeitura de Santa Maria vem a público esclarecer informações relacionadas ao post publicado em suas redes sociais sobre o uso de preservativo durante o período de Carnaval. A publicação utilizava um meme amplamente conhecido nas redes sociais como recurso de linguagem para ampliar o alcance da mensagem de prevenção em saúde pública.
A intenção do post, em uma avaliação equivocada, foi exclusivamente conscientizar sobre a importância do uso de preservativo como forma de prevenção às ISTs e à gravidez não planejada. A Prefeitura não incentiva, em hipótese alguma, qualquer prática inadequada envolvendo crianças. Sendo assim, o post foi excluído logo após a publicação. Nosso foco é prevenção, responsabilidade e cuidado com a saúde da população."
Contexto da publicação
A postagem fazia referência ao Carnaval e trazia a frase “duas pessoas que vão usar camisinha no Carnaval se olhando”, acompanhada do meme com a criança segurando o preservativo. A associação gerou críticas nas redes sociais, principalmente pelo uso da imagem infantil no contexto da campanha.