Calçadão de Santa Maria recebe banco vermelho em combate à violência contra a mulher; entenda o significado

Calçadão de Santa Maria recebe banco vermelho em combate à violência contra a mulher; entenda o significado

Fotos: Arianne Lima (Diário)

Na manhã deste sábado (2), o Calçadão Salvador Isaia, no Centro de Santa Maria, recebeu um objeto curioso, mas que traz uma mensagem potente. O Banco Vermelho significa o apoio para mulheres vítimas de violência e telefones de denúncia. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, em parceria com o Instituto Banco Vermelho, de Pernambuco, e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Com as frases “Não se cale, não se culpe. Denuncie” e o slogan nacional da campanha “Sentar e refletir. Levantar e agir”, o banco é uma mensagem simbólica e chama a atenção para as diversas formas de violência que afetam as mulheres, muitas vezes culminando em feminicídios.

– Queremos que cada mulher que passar por aqui sinta a força da nossa comunidade a seu favor, encorajada a buscar ajuda e a reconstruir sua vida com segurança e dignidade. Esta iniciativa se soma aos nossos esforços contínuos para construir uma cidade mais justa e segura para todas – destaca a vice-prefeita, Lúcia Madruga.

Fim da violência contra a mullher 

A iniciativa é alusiva ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e também foi proposta no Projeto de Lei nº 9922/25, de autoria do vereador Sidinei Cardoso, que aguarda votação na Câmara de Vereadores. 

– O Banco Vermelho é um símbolo poderoso em nossa cidade. Ele representa o compromisso de Santa Maria em lutar pelo fim da violência contra a mulher. Não é apenas um assento, é um lembrete diário de que nenhuma mulher está sozinha e de que a denúncia é o primeiro passo para a liberdade – ressalta o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB). 

Instituto 

Fundado em novembro de 2023, o Instituto Banco Vermelho é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária dedicada à promoção da prevenção e conscientização sobre o feminicídio. O Instituto atua por meio de ações, palestras, tecnologia, educação, intervenções urbanas, projetos de lei e outras iniciativas essenciais para proteger e salvar vidas de mulheres.

"É um momento muito significativo estarmos aqui inaugurando este espaço de conscientização, de reflexão, de coragem e de empoderamento. Esta iniciativa representa a união de forças da sociedade civil e do poder público para enfrentar um dos mais graves problemas sociais. Que este banco se torne um farol de esperança, incentivando a denúncia e mostrando que o silêncio não é uma opção", ressalta Denise Argemi, coordenadora nacional do Instituto Banco Vermelho.


Violência doméstica é crime. Denuncie

 • Central de Atendimento à Mulher – 180
 • Direitos Humanos – 100
 • Centro de Referência da Mulher (CRM) – (55) 3174-1519, opção 2, e (55) 99139 4971 (WhatsApp)
 • Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)  – (55) 3174-2252
 • Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) – (55) 3174-2225
 • Polícia Civil – 197
 • Brigada Militar – 190 
 • Guarda Municipal – 153 (Ciosp)
 • Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria – (55) 3222-8888
 • Ministério Público – (55) 3222-9049
 • Defensoria Pública – (55) 3218-1032


*Com informações da assessoria de comunicação da PMSM 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brigada Militar realiza operação contra abigeato e crimes rurais em São Martinho da Serra Anterior

Brigada Militar realiza operação contra abigeato e crimes rurais em São Martinho da Serra

Jovem invade casa da ex-companheira em Santa Maria e acaba esfaqueado Próximo

Jovem invade casa da ex-companheira em Santa Maria e acaba esfaqueado

Polícia/Segurança