Foto: Vinicius Becker
A Brigada Militar prepara um esquema especial de segurança para dois grandes eventos em Santa Maria neste fim de semana: a festa de um ano da coroação de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho, que ocorre neste sábado (16), e a partida entre Inter-SM e Veranópolis, no domingo (17), no Estádio Presidente Vargas, que pode garantir o acesso do Alvirrubro à elite do futebol gaúcho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao programa Bom Dia Cidade (CDN 93.5 FM), o tenente-coronel Marcus Giovanni Mello da Silva, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) da Brigada Militar, afirmou que o planejamento começou ainda no início da semana.
– A Brigada Militar, desde o início desta semana, vem planejando o emprego operacional, de forma a atender com segurança esses dois eventos importantes para a cidade de Santa Maria. Entre esta sexta (15) e sábado (16), estaremos presentes na região da Medianeira para atender os eventos junto à Basílica e também acompanhar a carreata que fará parte da programação, passando pelas principais ruas da cidade – destacou.
Reforço para confronto decisivo
Já para o jogo de domingo, no Estádio Presidente Vargas, entre Inter-SM e Veranópolis, o esquema terá reforço extra.
– Esse é um evento que vai ter um aporte maior de efetivo. Já preparamos a operação junto ao próprio clube, conversando sobre toda a segurança do estádio, tanto na parte interna quanto na externa, para que os torcedores possam se deslocar tranquilamente, ingressar no estádio e assistir a partida. Estaremos com mais de 100 policiais no local. Haverá agentes no interior, como de praxe, mas também aumentamos o efetivo na parte externa, em razão da previsão de grande público – afirmou.
O comandante reforça que, mesmo com possibilidade de ampliação da lotação, é preciso planejamento do torcedor.
– Sabemos da limitação de ingressos e também que sempre há torcedores no entorno do estádio. É importante que as pessoas que compraram ingresso se desloquem com antecedência. A partir do meio-dia, os portões serão abertos. Teremos o Batalhão de Choque na parte interna e o 1º RPMon no entorno, nas ruas adjacentes. Haverá bloqueios de trânsito, com apoio do Departamento Municipal de Trânsito, priorizando os pedestres. A Avenida Liberdade, por exemplo, ficará bloqueada entre a Rua Venâncio Aires e a Avenida Dois de Novembro. Quem for de carro ou transporte público precisará caminhar um trecho – explicou.
Jogo do Inter-SM será prioridade
O comandante ainda destacou a prioridade dada à segurança da partida e a variedade de frentes no policiamento.
– Dos eventos do fim de semana, nossa prioridade é a partida de domingo, pelo grande número de pessoas esperado. Vamos empregar efetivo de inteligência, policiamento motorizado, policiamento montado, que tem maior abrangência e visibilidade, e principalmente, policiamento a pé nas ruas do entorno do estádio, onde haverá maior circulação. Também teremos uma base móvel, que servirá como posto de triagem e orientação aos torcedores. Mais uma vez, reforço a orientação: cheguem cedo. Não adianta chegar 10 minutos antes da partida e achar que vai entrar direto. Todos passarão por revista e conferência de ingresso – alertou.
Embora não haja confirmação de torcida organizada visitante, a Brigada Militar prevê a chegada de alguns torcedores de Veranópolis, o que também foi incluído no planejamento. O oficial concluiu com um pedido de comportamento pacífico.
– Pelo placar do primeiro jogo e pela expectativa, acreditamos que será praticamente um jogo de torcida única, o que dá uma tranquilidade maior. Mas, em partidas decisivas, é natural que os ânimos fiquem mais acirrados. Sempre orientamos o torcedor a ir desarmado de espírito, sem intenção de atrito com outros torcedores. A disputa deve ficar apenas entre os atletas, dentro das quatro linhas — finalizou.
Confira a entrevista completa