Em Santa Maria, 10 pessoas são condenadas por fraudar Auxílio Brasil com documentos falsos

Em Santa Maria, 10 pessoas são condenadas por fraudar Auxílio Brasil com documentos falsos

Foto: Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)

Dez pessoas foram condenadas pela Justiça Federal por envolvimento em um esquema de fraudes contra o programa Auxílio Brasil, em Santa Maria. A sentença, assinada pelo juiz Daniel Antoniazzi Freitag, da 2ª Vara Federal do município, foi publicada em 9 de setembro.


De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), em julho de 2022, o grupo utilizava documentos falsificados para solicitar o benefício em nome de terceiros. Com listas que continham nomes e CPFs de outras pessoas, os suspeitos realizavam saques em casas lotéricas e também pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal.


As investigações apontaram que os réus chegaram a efetuar, pelo menos, seis saques fraudulentos, passando-se por pessoas que não haviam solicitado o benefício. Durante a ação policial, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, celulares, materiais para falsificação de documentos e identidades falsas, além de suportes com símbolos da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O juiz destacou que o grupo montou, no hotel em que estava hospedado, “um verdadeiro quartel-general” para praticar os crimes, utilizando computadores, acessórios e falsificação de carteiras de habilitação. Para o magistrado, ficou comprovado que os acusados agiam de forma organizada, em associação criminosa.


A decisão condenou oito pessoas por estelionato e associação criminosa, com penas de três anos de reclusão. Outros dois réus receberam penas mais altas por falsificação de documentos públicos: um foi condenado a cinco anos e sete meses de prisão e outro, a nove anos.


A sentença é de primeira instância e cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Mateus Ferreira

[email protected]

Santa Maria aparece entre as cidades com mais registros de violência sexual no país Anterior

Santa Maria aparece entre as cidades com mais registros de violência sexual no país

Homem que realizaria Próximo

Homem que realizaria "teledrogas" é preso em Santa Maria; e companheira entrega ponto de venda

Polícia/Segurança