Estado investe R$ 1,3 milhão em qualificação profissional para adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa

O governo do Estado está investindo R$ 1,3 milhão em uma iniciativa que visa preparar para o mercado de trabalho adolescentes e jovens que estejam cumprindo medida de internação. A ação, conduzida pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), consiste na contratação de cursos profissionalizantes nas oito regionais da Fase. O programa, que teve início neste mês de junho, deve beneficiar 1,2 mil socioeducandos até maio de 2026.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​A ação está sendo viabilizada por meio de contratos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Conforme o governo, os cursos, que serão ministrados em grupo, estão alinhados às necessidades de mercado, incluindo formação prática, acompanhamento pedagógico e emissão de certificados válidos nacionalmente.

– O investimento da Fase está viabilizando a oferta de cursos de educação profissional diretamente dentro das unidades socioeducativas, promovendo uma formação mais acessível e alinhada às necessidades dos jovens – diz a chefe do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo, Lilian Locatelli. 

As formações têm carga horária entre 12 e 80 horas e contam com 120 turmas de até 10 socioeducandos.

As ofertas são em 45 cursos que abrangem diversas áreas profissionais, incluindo gastronomia, beleza, construção civil, instalações e manutenção, indústria e mecânica, moda e vestuário, informática e tecnologia, saúde e cuidados, desenvolvimento pessoal e profissional, e logística. O investimento é com recursos próprios da Fase.

 As capacitações estão sendo realizadas conforme o cronograma definido por unidade, ao longo de 12 meses, dentro dos recursos aprovados para o primeiro ano de contrato. O acordo firmado com o Senac e o Senai prevê a possibilidade de renovação por até cinco anos, com valores ajustados de acordo com as demandas específicas da Fase. 

A realização dos cursos conta com a participação das direções, das equipes pedagógicas e dos agentes socioeducadores dos 13 centros de internação, tanto da Capital quanto do Interior, além do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), localizado em Porto Alegre.


As habilitações

Entre os cursos que serão promovidos pelo Senac, estão comida de boteco, oficina de hambúrguer, panificação, confeitaria, garçom, manicure e pedicure, informática, entre outros.

Já o Senai ofertará cursos de docinhos para festas, pintura predial, servente de pedreiro, carpintaria, eletricidade residencial, marketing pessoal, mecânica de motocicletas, entre outros. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Onze trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão na Região Metropolitana de Porto Alegre Anterior

Onze trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão na Região Metropolitana de Porto Alegre

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Boi Morto, em Santa Maria Próximo

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Boi Morto, em Santa Maria

Polícia/Segurança