Foto: Ciosp (reprodução)
Um jovem de 18 anos foi condenado a 13 anos e quatro meses de detenção por agressões contra moradores em situação de rua, em Santa Maria. Os crimes ocorreram em junho deste ano, nas proximidades da Biblioteca Municipal Henrique Bastide.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As agressões foram registradas por câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. As imagens foram fundamentais para a identificação dos seis envolvidos — o réu condenado e outros cinco adolescentes — além de servirem como prova no processo judicial, contribuindo para a elucidação dos fatos.
Os ataques aconteceram durante a madrugada e incluíram agressões físicas e roubo de pertences de dois homens de 28 e 51 anos, sendo este último o morador em situação de rua agredido nas imagens divulgadas. Ambos receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram encaminhados ao pronto-socorro.
A Prefeitura acompanhou o caso e prestou assistência às vítimas, realizando o acolhimento em abrigos do município e os encaminhamentos sociais necessários. Em razão da gravidade dos fatos, a Polícia Civil divulgou o vídeo das agressões para estimular denúncias da população que auxiliassem na identificação dos suspeitos.
O jovem maior de idade cumprirá a pena em regime fechado. Já os cinco adolescentes envolvidos foram apreendidos e encaminhados para o cumprimento de medidas socioeducativas. A investigação foi conduzida pela 3ª Delegacia de Polícia da Polícia Civil.