Foto: Vinicius Becker
Dos três quartéis da cidade, apenas dois operam: em Camobi (foto) e na Rua Coronel Niederauer, no Centro. O posto do Bairro Pinheiro Machado foi desativado
Duas reuniões foram realizadas ao longo desta segunda-feira (30) com o objetivo de discutir sobre a atual situação do Corpo de Bombeiros de Santa Maria. Segundo o vereador Adelar Vargas (MDB), o Bolinha, a cidade não possui caminhão com escada magirus, equipamento essencial para atender incêndios e realizar resgates em prédios altos. Além disso, segundo ele, há um déficit de 56 militares no efetivo que atende a região de Santa Maria, que abrange a 40 municípios na região.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A partir dessa situação, a Câmara de Vereadores criou uma comissão especial para tratar do assunto, composta por Adelar Vargas, João Ricardo Baptista Vargas (PL), o Coronel Vargas, e Tony Oliveira (Podemos).
O primeiro encontro, pela manhã, reuniu o vereador Adelar e lideranças locais, na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). O assunto foi debater por soluções para tratar de melhorias operacionais e estruturais para os bombeiros.
– Apresentamos as questões que estão nos preocupando. Falta efetivo na cidade e também sobre a escada magirus, a chamada escada mecânica, que hoje não há na nossa cidade. Só tem em Caxias do Sul e Porto Alegre – conta o vereador.
Já na tarde, Vargas se reuniu com o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), o tenente coronel Carlos Rodrigo de Oliveira Netto, comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4° BBM), e o coronel José Carlos Sallet de Almeida, subcomandante geral da corporação. O encontro ocorreu no Gabinete do prefeito, no centro de Santa Maria.
Na oportunidade, os participantes dialogaram sobre a atual situação da unidade do Bairro Pinheiro Machado, que não está mais em funcionamento:
– A conversa serviu para todos dialogarem e expor a situação. Nada ficou definido. Discutimos a compra de um novo caminhão com escada magirus, que pode ser viabilizado com recursos de R$ 1,8 milhão do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebon).
O secretário adjunto de Segurança e Ordem Público, Sandro Nunes, também participou da reunião.
– Essa reunião foi para entender e ver como o prefeito pode auxiliar politicamente junto ao governo do estadual em agendas com o Estado – informa.
Comandante Geral virá à cidade
Do encontro da tarde desta segunda, no Gabinete do Prefeito, ficou programado uma reunião, na próxima sexta-feira, com o comandante geral dos bombeiros, coronel Julimar Fortes Pinheiro, na sede do 4º BBM, na Rua Coronel Niederauer. O objetivo será conversar com ele sobre o atual déficit do efetivo, a compra do caminhão e sobre a situação da unidade que está inoperante na região oeste da cidade.
Atualmente, em Santa Maria, existem três quartéis do Corpo de Bombeiros Militar: no Centro, localizado na Rua Niederauer, em Camobi, na Faixa Nova, e no Bairro Pinheiro Machado. Contudo, só as unidades do Centro e de Camobi estão em funcionamento.
Escada magirus
Em 2012, o Corpo de Bombeiros recebeu uma escada articulada (magirus), que funcionava em um caminhão Mercedes-Benz e ficava sediada no quartel central da Rua Coronel Niederauer. Em 2016, a corporação anunciou a abertura de uma licitação para a compra de uma nova magirus. Contudo, o processo não teria avançado.
Não foi informado se a antiga magirus ainda está em Santa Maria e se tem condições de operação.
Leia mais:
- Trabalhadores do transporte realizam novo protesto no centro de Santa Maria na noite desta segunda-feira
- Falta de efetivo e de equipamento para Corpo de Bombeiros de Santa Maria é discutida em reunião
- Polícia Federal deflagra terceira fase de operação para combater o tráfico de drogas entre estudantes da UFSM