Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Além das prisões, polícia apreendeu drogas, dinheiro, armas e materiais relacionados ao tráfico
Uma operação da Polícia Civil, com o apoio da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, cumpriu na manhã desta terça-feira mais de 100 mandados judiciais em 22 cidades gaúchas e uma catarinense com o objetivo de desarticular organizações criminosas responsáveis por assassinatos e roubos vinculados ao tráfico de drogas chefiadas de dentro de casas prisionais.
Na Região Central, um militar do Exército, 19 anos, foi preso preventivamente em Santiago. Ele teve o celular apreendido e foi encaminhado para a cela da 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada (Cia Com Mec) em Santiago. O nome dele não foi divulgado pela Polícia Civil.
Mais de uma tonelada de droga já foram apreendidas em Santa Maria neste ano
A Operação Andróid, nome dado por conta da prisões e ações operacionais resultadas do trabalho de inteligência de dados, começou como uma força-tarefa coordenada pela Delegacia Regional de Três Passos. Nas investigações, que começaram em julho de 2017, a polícia descobriu que os traficantes lideravam, de forma estruturada e hierarquizada, o tráfico desde o transporte das drogas, fracionamento, entrega a gerentes e vendas a usuários. Tudo isso de dentro das casas prisionais. Essas drogas, que tinham origem na Região do Vale dos Sinos, eram distribuídas na Região Celeiro.
Mulher é morta a tiros em Restinga Sêca
Hoje, 45 pessoas foram presas nas ações realizadas em Santo Augusto, Coronel Bicaco, Redentora, Campo Novo, Tenente Portela, Três Passos, Crissiumal, Independência, São José do Inhacorá, Três de Maio, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Carazinho, Lagoa Vermelha, Lajeado, Dois Irmãos, Campo Bom, Montenegro, Novo Hamburgo, Charqueadas, Santiago e Florianópolis.
Foram apreendidos cerca de 180 quilos de maconha, cocaína e crack, além de armas de fogo, munições, veículos, dinheiro e materiais ligados ao tráfico. Ao longo do ano, outras 55 pessoas já haviam sido presas e sete adolescentes apreendidos.