Foto: Previne Assistência Familiar (Reprodução)
A balconista Patrícia Oening Foss, 38 anos, foi sepultada na tarde de sábado (23), no Cemitério de Grão-Pará, em Santa Catarina. Ela morreu após ser atropelada por um Porsche 911 Carrera, com placas de Santa Maria, durante uma arrancada promocional de um evento de carros esportivos, na noite de sexta-feira (22). Segundo a Previne Assistência Familiar, responsável pelos serviços fúnebres, a vítima deixa uma filha.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O acidente ocorreu por volta das 18h30min, quando o condutor do veículo, um homem de 37 anos, que é médico neurocirurgião, teria perdido o controle, ultrapassado a área de escape e colidido contra uma grade de proteção, avançando sobre o público. Além de Patrícia, outras duas mulheres ficaram feridas: Eliete Zanelato Bágio e Denize Redivo Bussolo, ambas com lesões leves. Segundo o portal NSC Total, de Santa Catarina, as duas foram liberadas após receberem atendimento médico no hospital local.
Por meio das redes sociais, amigos lamentaram a partida de Patricia. Confira alguns relatos:
"Descansa em paz minha querida. Pouco que te conhecia foi suficiente para dizer que você era uma menina exemplar, querida por todos, humilde e de um coração enorme. Vá em paz. No teu último corte de cabelo, há 15 dias, nós colocamos nossas conversas em dia, lembramos dos nossos bailes das antigas, rimos, contamos nossas dificuldades..."
"Meus sentimentos a toda a família. Hoje o céu está em festa por receber uma estrelinha linda, jovem, com toda vida pela frente. Ainda não estou acreditando... Meu Deus"
O que aponta a investigação
A Polícia Civil apura se houve falha humana e negligência na segurança do evento. Segundo a delegada responsável pelo caso, Jucines Dilcineia Ferreira, da Delegacia de Grão-Pará, a perícia inicial descarta falha mecânica no veículo. O motorista foi preso em flagrante, mas liberado após pagamento de fiança de R$ 5 mil. O teste do bafômetro realizado no condutor deu negativo para consumo de álcool.

Um dos pontos da investigação é a regularidade do evento. A delegada afirma que os organizadores não possuíam o alvará da Polícia Civil, documento que exige, entre outras medidas, a presença de ambulâncias e um plano de segurança adequado.
O que diz a defesa
Em nota enviada ao Diário na tarde de sábado (23), o advogado Rodrigo Oliveira de Camargo, que representa Davidson Alba, afirmou que ele é piloto federado no Rio Grande do Sul e lamentou profundamente o acidente.
"O motorista e seus familiares lamentam profundamente o trágico acidente ocorrido no Subida da Montanha, evento de exibição automobilística ocorrido em Grão-Pará/SC, que levou à óbito Patrícia Oening Foss e lesionou outras duas pessoas.
O motorista, que é piloto federado no Rio Grande do Sul, contratou uma experiência chancelada pela federação catarinense de automobilismo e, durante a exibição de aceleração, ocorreu o trágico acidente em razão de circunstâncias que serão reveladas no curso da investigação, após os exames técnicos.
Lamentavelmente, em um ambiente que deveria ser altamente controlado, pessoas estavam aglomeradas em uma área de escape, causando um acidente que causa profunda dor em todos os envolvidos.
O motorista prestou imediato socorro às vítimas, esclarecimentos à autoridade policial e não se furtará, por intermédio de sua de defesa, de apresentar todos os elementos para o total esclarecimento dos fatos."
Rodrigo Oliveira de Camargo
OAB/RS 67.514
O que disse a prefeitura
"A prefeitura de Grão-Pará vem por meio desta apresentar esclarecimentos a respeito do grave acidente ocorrido por volta das 18h30min, do dia 22 de agosto de 2025, durante o evento privado Subida da Montanha, na Rua Nereu Ramos, no centro do município de Grão-Pará.
Segundo informações obtidas, em determinado ponto da exibição, o condutor do veículo automóvel Porsche 911 Carrera, de cor vermelha, seguiu reto em velocidade, ultrapassou a área de escape, chocando-se contra a grade de proteção e avançando sobre os espectadores, o qual resultou em três vítimas, com uma delas vindo a óbito.
Ressalta-se que, segundo os organizadores do evento, o intuito da arrancada promocional seria mostrar os automóveis ao público, não havendo nenhuma manobra em alta velocidade, inclusive com uma área de frenagem e de escape para reforçar a segurança. Diante do ocorrido, o município de Grão-Pará se solidariza com as famílias das vítimas e as pessoas envolvidas neste momento de dor, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários."
Nota do evento
“A organização da Subida de Montanha de Grão-Pará informa que, durante o evento de apresentação dos carros participantes, realizado nesta sexta-feira, 22 de agosto, ocorreu um acidente que infelizmente resultou em vítimas.
O atendimento foi imediato e todas as pessoas envolvidas já receberam socorro adequado. No momento, aguardamos o boletim oficial das autoridades de saúde e segurança. Paralelamente, nossa equipe está atuando diretamente no acolhimento às vítimas e seus familiares, garantindo todo o suporte possível neste momento delicado.
É importante destacar que a Subida de Montanha de Grão-Pará foi realizada com as devidas autorizações municipais, estaduais e desportivas, cumprindo os trâmites legais e de segurança exigidos. Em respeito à gravidade da situação, nossa equipe decidiu cancelar todas as atividades relacionadas à edição deste ano do evento.
Manifestamos nossa solidariedade às vítimas, suas famílias e a todos os envolvidos, e agradecemos à comunidade, às autoridades e às equipes de emergência pelo pronto apoio."
Leia mais:
- Após denúncia, jovem é preso pela Brigada Militar por tráfico de drogas em Santa Maria
- VÍDEO: motorista de Porsche de Santa Maria atinge e mata mulher em evento em SC
- Primeira audiência do caso Isabelly é marcada para novembro de 2025 em São Gabriel