*ATUALIZADA às 15h15min do dia 3 de abril
Um homem, de 62 anos que não teve a identidade divulgada, foi detido por ser suspeito de assediar uma adolescente de 13 anos dentro de um ônibus que faz o transporte coletivo urbano em Santa Maria. Ele foi impedido de descer do veículo pelo motorista e pelo cobrador do coletivo. De acordo com a Brigada Militar (BM), o crime aconteceu por volta das 13h de segunda-feira na Região Oeste da cidade.
Conforme a Polícia Civil, a ocorrência foi feita pela Brigada Militar na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Uma professora da escola em que a menina estuda estava no ônibus, foi ouvida como testemunha, mas teria dito que não presenciou o fato.
O gerente operacional do Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano Andretta, confirma que o caso aconteceu, e que a atitude adotada pelos funcionários foi exemplar.
Para João Vicente, que está à frente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, os dois contaram que a menina gritou que havia sido assediada por um passageiro. Em um primeiro momento, ele tentou descer do veículo, mas foi impedido. O coletivo fazia a linha Santos e se dirigia para o Seminário São José, Bairro Dom Antônio Reis. Ouça:
O homem foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde o caso foi registrado, ele se manteve em silêncio, disse que só falaria em juízo e foi liberado.
CRIME
Antes uma contravenção penal (um crime "menor", punível com multa"), importunação sexual passou a ser crime no ano passado. A legislação define como crime toda prática de "ato libidinoso".
Assim, quem for pego assediando sexualmente uma pessoa, ou se masturbando em local público (como um ônibus), pode ser detido em flagrante e ser preso por até 5 anos.