As chamadas penas alternativas, as multas pagas por cidadãos condenados pelo Poder Judiciário, têm sido investidas em melhorias nas casas prisionais de Santa Maria. Recentemente, foram finalizadas as obras da enfermaria e da sala de atendimento odontológico do Presídio Regional de Santa Maria. Os espaços foram reformados com verba do Ministério Público Federal (MPF).
O investimento de mais de R$ 19 mil foi utilizado em ampliação, pintura, reforma do piso, do telhado, do banheiro e da parte elétrica das salas. Também foram comprados equipamentos novos, como material odontológico, cadeiras, entre outros.
A casa prisional atende 259 presos. Pela enfermaria, passam cerca de oito apenados por dia. Já o atendimento odontológico é feito por um dentista que trabalha duas vezes por semana no presídio e atende conforme a demanda. As melhorias foram feitas com mão de obra prisional. De acordo com o diretor do presídio, Aldenir Batista, os valores foram liberados em outubro do ano passado.
VEC recebe projetos
Nesse contexto, está aberto o prazo para que entidades públicas ou privadas com finalidade social apresentem projetos para receber o dinheiro de multas aplicadas pela Vara de Execuções Criminais (VEC) de Santa Maria. O Presídio Regional de Santa Maria, por exemplo, vai encaminhar propostas para que sejam feitas mais reformas na sua estrutura física. Segundo a psicóloga Renata Cauduro, do setor técnico da casa prisional, entre os projetos que serão encaminhados, está a reforma do alojamento da ala feminina. A ideia é adequar a estrutura para abrigar menos presas por cela.
A Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) também deve candidatar propostas. O diretor da Pesm, Sérgio Dalcol, contou que a penitenciária deve encaminhar mais de 10 projetos. A maioria, explica ele, são de cunho social e preveem a compra de materiais usados em iniciativas como a fabricação de ração, sabão, entre outros trabalhos desenvolvidos dentro da instituição. A equipe também está trabalhando para o envio de um projeto para a compra de kits de higiene para os apenados.