Foto: Polícia Federal (Divulgação)
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil de Bento Gonçalves e a Polícia Civil de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Shardik. A ofensiva tem como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro, com ligações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão: dois em São José (SC), um em Passo de Torres (SC) e um em Xangri-lá. Os endereços são ligados a suspeitos apontados como fornecedores de drogas para o grupo que atuava em Santa Maria e que foi alvo da Operação Maturin, deflagrada em agosto de 2023.
A investigação começou em agosto de 2022, após a apreensão de um “cardápio de drogas” durante um inquérito que apurava circulação de moeda falsa. A variedade e a quantidade das substâncias oferecidas chamaram a atenção dos agentes, o que levou à abertura de uma investigação específica sobre tráfico.
- Mulher grávida colide veículo contra lixeira e fachada de prédio no Bairro Camobi, em Santa Maria
- Bispos do Estado publicam nota em alerta sobre danos sociais provocados pelas Bets
Segundo a PF, a venda no varejo era feita por meio de aplicativos de mensagens, com entregas realizadas por mototaxistas ligados ao grupo. Os envolvidos utilizavam codinomes e diferentes estratégias para ocultar identidades. No atacado, o transporte e o armazenamento das drogas eram realizados por "mulas", que se deslocavam entre cidades com apoio de aplicativos de caronas e aluguel de imóveis por temporada.