Foto: Brigada Militar
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (22), um jovem de 18 anos apontado como mandante da morte de Leonardo Viana Gomes, ocorrido em maio deste ano, no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), coordenados pelo delegado Adriano De Rossi, com o apoio do 2º Batalhão de Choque da Brigada Militar, que também atuou com o uso de cães policiais. Foram cumpridos dois mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e outro de busca e apreensão.
Conforme as investigações, o crime ocorreu na noite de 10 de maio, quando um adolescente de 17 anos foi morto a tiros dentro da própria residência. Outros dois suspeitos, um jovem de 21 anos, foi preso em 26 de junho, e um adolescente, também de 17, foi apreendido em 10 de outubro. Um quarto envolvido, de 20 anos, foi identificado como um dos executores, mas não teve a prisão decretada, pois já se encontra recolhido por outro homicídio.
- Professor é afastado após aluno relatar agressão em escola cívico-militar da região
- Quando a sirene toca: simulado de emergência testa tempo de fuga em caso de rompimento de barragem da região
A Polícia Civil aponta que o crime tem relação com organizações criminosas que disputam o controle territorial na região.
O mandante estava recolhido na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) na época do homicídio e havia sido colocado em liberdade em 19 de agosto. Ele possui antecedentes por tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Durante as buscas, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, ambas municiadas, e efetuaram também a apreensão de um adolescente de 15 anos, por posse irregular de arma de fogo.
Após os trâmites legais, o preso foi novamente encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria, onde permanece à disposição da Justiça.