Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)
Registo da campanha realizada em 2024, no centro de Santa Maria
A 3ª Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas iniciou na terça-feira (5) e segue até o dia 15 de agosto em todo o país. Em Santa Maria, a ação está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (12), das 14h às 17h, por meio do Instituto Geral de Perícias (IGP).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), busca ampliar a identificação de pessoas desaparecidas em todo o país. Em 2024, foram coletadas 1,6 mil amostras, que auxiliaram na identificação de 35 pessoas — três delas no Rio Grande do Sul.
Em seu site oficial, a Polícia Civil possui uma aba dedicada exclusivamente à busca por informações que possam levar aos casos registrados nessas condições. Atualmente, de acordo com o portal, 158 pessoas estão desaparecidas em Santa Maria. Clique aqui para acessar a plataforma.
Resultados e importância da campanha
Neste ano, além de novas coletas, será realizada uma força-tarefa nacional para acelerar a análise de perfis que ainda aguardam processamento. A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e conta com o apoio de laboratórios de genética forense, delegacias especializadas e instituições estaduais.
Segundo dados da Rede Integrada de Perfis Genéticos, o Rio Grande do Sul ocupa atualmente a 4ª colocação no ranking de contribuições. O IGP já identificou mais de 100 restos mortais a partir do banco de perfis.
Como funciona a coleta
A participação dos familiares é fundamental para que as identificações sejam possíveis. O DNA coletado é utilizado exclusivamente para essa finalidade. O procedimento é simples: o material pode ser obtido com um cotonete passado na parte interna da bochecha ou com uma gota de sangue retirada do dedo.

A prioridade para doação segue a seguinte ordem:
- Filhos(as) biológicos(as) e o outro genitor;
- Pai e/ou mãe biológicos;
- Irmãos biológicos (mesmo pai e mesma mãe).
Todos os postos para coleta podem ser conferidos neste link.
Leia mais:
- Celebração de um ano da coroação de Nossa Senhora Medianeira terá tríduo, missas, carreata e show
- IGP-RS participa da Campanha Nacional de Coleta de DNA para identificação de pessoas desaparecidas
- Hospitais da região recebem R$ 26,1 milhões em recurso do governo do Estado