Quatro são presos após apreensão de explosivos, armas e drogas em operação que isolou rua em Santa Maria

Quatro são presos após apreensão de explosivos, armas e drogas em operação que isolou rua em Santa Maria

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Dois jovens de 18 anos e dois de 23 e 24 anos, foram presos na tarde de quinta-feira (11) durante uma ação do 2º Batalhão de Choque (2º BPChq), na Rua José Tavares, Bairro Passo das Tropas, em Santa Maria. Segundo a ocorrência registrada na Polícia Civil, um deles, de 18 anos, estava foragido da Justiça. Eles são os quatro suspeitos detidos após a Brigada Militar receber informações de que integrantes de uma facção criminosa atuavam no local e planejavam um possível ataque contra um grupo rival.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As prisões e apreensões possuem ligação com outra ocorrência que mobilizou grande aparato policial no mesmo bairro. Na noite de quinta-feira, a rua em questão foi isolada após apreensão de artefatos explosivos. A situação foi resolvida e o trânsito no local foi normalizado ainda na noite de quinta-feira.


Apreensões e prisões

A prisão ocorreu por volta das 13h30min, quando policiais do patrulhamento tático visualizaram três indivíduos correndo pelos fundos de uma residência na Rua José Tavares ao perceberem a aproximação das viaturas. Durante a abordagem, os agentes encontraram com um dos jovens, 23 anos, um torrão de maconha e uma porção de crack. Ele foi detido em uma área de mato atrás da residência. Outro jovem também foi detido dentro do imóvel, com uma pistola calibre .40 carregada e pronta para disparo, deixada sobre um sofá.

O jovem de 23 anos informou aos policiais que havia cerca de um quilo de maconha armazenado em um apartamento usado como depósito e ponto de fracionamento de drogas, no Centro, na Rua Visconde de Pelotas. Ele também estava com a chave do imóvel.

No endereço indicado, os policiais localizaram o apartamento com a porta entreaberta. No interior, foram apreendidos um tijolo de maconha, balanças de precisão, um rádio comunicador, simulacros, munições e materiais usados para embalagem e contabilidade do tráfico.

A ação resultou na apreensão de um grande volume de armamentos e materiais ilegais. Entre eles, uma pistola Taurus calibre .40 com numeração removida, munições de diversos calibres, um cartucho calibre 9mm, dois carregadores de pistola .40, um fuzil airsoft calibre 5.56 com carregador, um revólver airsoft calibre 38, além de um cartucho calibre 38 intacto. Também foram recolhidos um celular vermelho, dois rádios comunicadores, embalagens para acondicionar drogas, uma balança de precisão e um saco com sacos plásticos pequenos. Drogas também foram apreendidas: 1.866,8 gramas de maconha (entre tijolos, porções e buchas), 845,1 gramas de crack, incluindo um tijolo e frações, e 54,6 gramas de cocaína, separadas em embalagens maiores e menores.

Além desse caso, uma quarta prisão, de um jovem de 18 anos, ocorreu em apoio à mesma operação do 2º Batalhão de Choque. A abordagem foi realizada na Avenida Acadêmicos Fernandes Mussoi, na área central, após informações de que o local funcionaria como ponto de venda de drogas e que um integrante de facção estaria armado e planejando um atentado.

Durante o patrulhamento tático, os policiais encontraram o suspeito com uma mochila contendo 10 porções de maconha (32 g), 15 porções de cocaína (5,6 g), 551 g de maconha em porção maior, uma balança de precisão, R$ 600 em dinheiro, um iPhone e um carregador portátil. Nenhuma arma foi localizada com ele.


Encaminhamentos

Os detidos foram conduzidos para exames no Departamento Médico legal (DML) e encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde a ocorrência foi registrada.

No início da tarde de quinta-feira, um carro estacionado na Rua José Tavares chamou a atenção das equipes. Dentro do veículo, foram encontrados artefatos explosivos (uma granada e duas bananas de dinamite), além de pasta base utilizada na fabricação de artefatos explosivos. O local foi totalmente isolado pela Brigada Militar por volta das 15h.

A suspeita preliminar é de que o material explosivo possa estar relacionado ao possível ataque entre facções citado na abordagem feita horas antes. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), de Porto Alegre, foi acionado para realizar avaliação técnica e, se necessário, o desarme dos artefatos. Eles chegaram em Santa Maria por volta das 21h, em torno das 23h30min a situação foi controlada no local.

O bloqueio no local contou com apoio do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Controladoria de Trânsito, que monitoravam a área com controle de acesso restrito a moradores.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é flagrado descendo de telhado durante furto e acaba preso em Santa Maria Anterior

Homem é flagrado descendo de telhado durante furto e acaba preso em Santa Maria

Caso Gabriela Glasenapp: réus por morte de adolescente são condenados a penas de até 42 anos em Restinga Sêca Próximo

Caso Gabriela Glasenapp: réus por morte de adolescente são condenados a penas de até 42 anos em Restinga Sêca

Polícia/Segurança