Câmara de São Pedro absolve vereador em processo de cassação sobre discussão com assessora

Câmara de São Pedro absolve vereador em processo de cassação sobre discussão com assessora

Foto: Divulgação

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de São Pedro do Sul absolveu o parlamentar Hielderson Alves Pancieira (Progressistas), conhecido como Kiko, no processo de cassação baseado em denúncia apresentada, no final de março, por uma assessora do PL sob o argumento de “conduta incompatível com o decoro parlamentar e desrespeito à dignidade funcional e institucional da Casa Legislativa".


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​ 

Durante o processo, Kiko foi representado pelo escritório Cipriani, Seligman de Menezes e Puerari. A defesa argumentou que o episódio “não teve dolo” (intenção) e, ainda, ressaltou o direito “à liberdade de expressão parlamentar”.


– Entendemos adequada a decisão tomada, por unanimidade, pelo Plenário da Casa do Povo de São Pedro do Sul. Primeiro, porque é natural que exaltem-se ânimos em discussões de caráter político, minutos antes de se iniciar a sessão de votação de um importante projeto de lei. Todos que participam do processo - e não apenas como assessor, mas, inclusive, como debatedor do tema - devem compreender os ânimos envolvidos. Em segundo lugar, pelo fato de que as acusações não contemplavam, dentro das leis que regem a matéria, infração suscetível de cassação por quebra de decoro parlamentar – afirmou o advogado Bruno Menezes.


À época, a assessora do PL fez um registro de ocorrência sobre a suposta discussão acalorada entre ela o e vereador e foi instaurado um termo circunstanciado. O titular da Delegacia da Polícia de São Pedro do Sul, Giovani Lovato, afirmou que o procedimento foi concluído e encaminhado à Justiça como injúria. Contudo, o caso só irá para frente se a assessora oficializar uma queixa crime por se tratar de ação penal privada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial Anterior

Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial

Aumento de pena para furto de fios das redes de energia e telefonia é aprovado na Câmara dos Deputados Próximo

Aumento de pena para furto de fios das redes de energia e telefonia é aprovado na Câmara dos Deputados

Política